Adicionar açúcar, suco de limão, álcool são alguns elementos adicionados ao gesso a fim de retardar o seu endurecimento, o que pode ser um erro enorme devido aos problemas que podem surgir.
Sempre a água em primeiro lugar, depois o gesso. A seguir derramar na água (com a mão) o pó de gesso, como se estivesse peneirando, até formar uma ilha . Deixe repousar por um ou dois minutos afim de absorver bem toda a agua, depois misturar com vigor com uma espátula (colher.
O pó de gesso precisa ser misturado em água, numa proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco e deve seguir uma ordem específica:
Modo de uso: Para produção de uma peça de 50 x 50 cm é necessário misturar 5 kg de gesso em pó a 4 litros de água em uma balde polvilhando o gesso até cobrir a água.
Qual gesso usar para fazer as placas decorativas de gesso 3D? Normalmente usamos o gesso para fundição, ou gesso lento. É facilmente encontrado em sacos de 40 kilos a venda nas empresas de gesso. O preço varia de acordo com a região, mas dificilmente ultrapassa R$20,00 o saco.
Cada placa de gesso 3D é feita em moldes emborrachados com a forma de cada desenho. As placas costumam ter de 30 a 40cm de largura e altura, e são coladas na parede com uma cola para gesso conhecida como “gesso cola”.
Em um recipiente limpo, adicionar água e ir borrifando o gesso. Misturar por 1-2 minutos, até ficar homogêneo e aplicar no molde. Após aproximadamente 15 minutos a placa já estará pronta para desenformar. O tempo total de secagem do gesso é de aproximadamente 78 horas.
Passo a passo: massa-corrida
Você consegue eliminar pequenos buracos na parede passando massa corrida sobre eles. Depois de seco, basta lixar até deixar a parede lisa e pintar. O procedimento para eliminar pequenas rachaduras é o mesmo, mas antes é preciso ter certeza de que a trinca não coloca em risco a estrutura da construção.
A passo seguinte é aplicar a massa corrida. “Com a espátula, você alimenta a lateral maior da desempenadeira, e com a esta alimentada com a massa, aplica a massa, esticando-a sobre a parede, buscando uma aplicação fina e uniforme”, ensina a designer.
Com os materiais em mãos, basta colocar um pouco de massa corrida na desempenadeira ou na espátula, espalhando o produto de maneira uniforme, em camadas finas. Assim você deverá cobrir defeitos, furos e rachaduras, constantemente retirando o excesso de massa e verificando se a parede está ficando lisa e sem ondulações.
Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.
Esfrega. Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária.
Dicas extras para renovar paredes descascadas e mofadas