O caseum, também chamado de cáseos ou cáseos amigdalianos, são pequenas bolinhas brancas que podem surgir na garganta e que acontecem devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, sendo responsáveis pelo mau hálito, garganta inflamada e, em alguns casos, dificuldade para engolir.
Para utilizar o irrigador, o direcione dentro da boca sem tocar no cáseo, e ligue-o na menor intensidade. Em seguida, dirija o fluxo de água para a pedrinha até que seja removida.
Alguns dos fatores que podem aumentar a chance de formação do caseum são má higiene oral, uso de remédios que causam boca seca, rinite e sinusite, uma vez que nessas situações há maior acúmulo de muco, o que também pode constituir o cáseo.
Normalmente, os cáseos podem ser retirados facilmente com soluções caseiras, como ensinado acima, e com hastes com algodão, friccionando o local e delicadamente removendo as bolinhas.
Segue algumas formas de retirar estas bolinhas, com cuidado e devida higienização:
Consumir probióticos contribui para evitar cáseos amigdalianos, graças à ação das bactérias benéficas ao organismo.
No entanto, se estes tratamentos não aliviarem os sintomas após 5 dias, pode ser necessário consultar um dentista e, nos casos em que o cáseo é mais frequente, um otorrinolaringologista.
Na presença desses sinais e sintomas, é importante que o otorrinolaringologista seja consultado para que seja identificado fator que favorece o aparecimento do cáseo e a melhor forma de tratamento.
Os cáseos amigdalianos são bolinhas esbranquiçadas ou amareladas que não cheiram bem e se desprendem das amígdalas quando se espirra, tosse, engole saliva ou, até mesmo, quando se comprime a região das amígdalas. As amígdalas estão na região mais posterior da boca. Elas fazem parte da orofaringe. Como quase todos os órgãos, elas são pares. Então, temos as amígdalas direita e esquerda. E nem sempre as duas serão acometidas pelos cáseos, que podem se desenvolver em diversos tamanhos e quantidades.
Se por alguma razão, os tratamentos e remédios caseiros não resolverem e os cáseos sejam recorrentes ou graves, talvez seja interessante recorrer a tratamentos alopáticos, tais como:
Existem diversos tratamentos para essas bolinhas na garganta. Alguns podem ser feitos em casa, de maneira simples e eficaz, enquanto outros são feitos mediante administração de medicamentos, em consultórios, ou até mesmo com cirurgias.
No entanto, em alguns casos, um médico deve ser procurado. Quando essas bolinhas são muito grandes, causam muita dor e inchaço. Quando elas são eliminadas e voltam a aparecer, ou quando elas obstruem suas vias aéreas, é hora de procurar ajuda profissional.
Nesses casos, a cirurgia utilizada é a amigdalectomia, que consiste em retirar ambas as amígdalas. O pós-operatório nem sempre é fácil, pois os pacientes podem permanecer com muitas dores de garganta e ouvido durante vários dias. Outra opção é o uso de laser, que é uma técnica conhecida como criptólise amigdaliana e que fecha as cavidades das amígdalas, que são uma espécie de furinhos, impedindo a formação e acumulo das bolinhas amarelas na garganta.
Os cáseos não são uma doença, mas sim um transtorno que pode ser solucionado de maneira conservadora ou cirúrgica. Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.
Na verdade qualquer objeto pontiagudo (mas nem tanto) pode ser usado para a retirada mecânica da bolinha, mas atenção, além de o instrumento usado estar devidamente limpo, após a retirada do caseum, faça gargarejo com água salgada, como forma de desinfetação.
Existem alguns produtos que podem ser utilizados como remédios caseiros para tratar os cáseos. A maioria desses produtos é fácil de encontrar e, em sua maioria, não há contraindicação ou efeitos colaterais.
Essas bolinhas, além de provocarem desconforto, geram mau hálito e podem trazer irritação nas amígdalas.
Outra forma de eliminar essas indesejadas bolinhas é utilizando hastes flexíveis com algodões nas pontas. Basta que você os introduza gentilmente no local onde os cáseos estão instalados e os remova.
CÁSEOS AMIGDALIANOS: BOLINHAS MALCHEIROSAS QUE SAEM DA GARGANTA. Os cáseos amigdalianos são bolinhas esbranquiçadas ou amareladas que não cheiram bem e se desprendem das amígdalas quando se espirra, tosse, engole saliva ou, até mesmo, quando se comprime a região das amígdalas.
Existem opções de remédios caseiros que podem ajudar no tratamento da garganta inflamada, e reduzir a quantidade de pus, como:
É comum que o desconforto da amigdalite melhore em 1-2 dias, e que as placas desapareçam entre 3 e 5 dias. Se ainda observar placas brancas nas amígdalas depois desse prazo, é provável que a bactéria seja resistente ao tratamento proposto.
A dor de garganta, também conhecida como odinofagia, geralmente, dura de 3 a 5 dias quando sua causa é viral, mas quando se trata de uma infecção bacteriana, o período pode ser superior a 3 semanas e, neste caso, a melhor forma de tratamento é com antibióticos receitados pelo médico.
“Quando a pessoa passa por um período de estresse, de preocupação, pode sofrer uma queda na imunidade. E a garganta é como um órgão de choque. É como o estômago, com a gastrite nervosa”, explica a otorrinolaringologista Zuleika Paim. Qualquer gripe pode atacar esse órgão e gerar uma faringite.
Febre, mal-estar, rouquidão, nódulos no pescoço e dores no corpo são alguns exemplos. A dor de garganta constante pode indicar, por exemplo, uma faringite ou laringite, que são inflamações da mucosa da faringe e da laringe, respectivamente, órgãos importantes do aparelho respiratório.