Segundo o autor, a educação é concebida como "produção do saber", pois o homem é capaz de elaborar ideias, possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos. A igualdade para Saviani estaria no acesso ao saber sistematizado, portanto, pelo ponto de chegada. ...
RADICAL:busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir . RIGOROSA:argumentativo,mantém a coerência de suas diversas partes e evita a ambiguidade.
Conhecida por ter que refletir de maneira mais profunda que o comum. Rigorosa: Já nessa poderia ser uma segunda etapa logo após a radical. Consistindo em analisar a consideração de forma mais detalhada, fazendo a junção do senso comum com o ensino científico para chegar a uma conclusão.
Origem da filosofia "A filosofia nascente rejeitava as impressões míticas que (...) aceitavam a interferência de agentes divinos na natureza" e "surge como um pensamento reflexivo que busca a definição rigorosa dos conceitos, a coerência interna do discurso a fim de possibilitar o debate e a discussão" (p.
A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.
Quando nos acercamos da Filosofia nascente, podemos perceber os principais traços que definem a atividade filosófica na época de seu nascimento:
Os quatro elementos - água, terra , fogo e ar - são uma referência em várias obras de expressão literária, plástica e filosófica. Os antigos filósofos da natureza acreditavam que esses eram os elementos básicos na constituição de matéria.
Resposta. Que eu sei são sete princípios: mentalismos; correspondência; vibração; polaridade; ritmo; causa e efeito; gênero.
E os princípios filosóficos de uma humana docência são a intersubjetividade e individualidade, que percebem o aluno como sujeito; a dialética, que opta pela pedagogia da pergunta como base da construção do raciocínio; a equidade, que visa à igualdade, sem perder de vista as diferenças; o conhecimento e a autonomia, que ...
Princípio da síntese, estabelecer uma ordem de relação entre nossos pensamentos, solucionando primeiro as questões mais simples e depois as mais complexas. ... Descartes divide matéria de pensamento, para ele o pensamento, ou a substância pensante independe e é separada da matéria.
Não há física sem metafísica. Descartes quis dar aos primeiros princípios do conhecimento uma certeza absoluta e fazer da metafísica uma ciência mais clara e certa do que as anteriormente propostas pelos geômetras e tomistas-aristotélicos.
O objetivo principal da filosofia de Descartes era estabelecer um método científico para sistematizar o conhecimento, valorizando o pensamento racional por meio do método dedutivo, inclusive, apegando-se sempre à razão e não ao desvios.
O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro. ... São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz.
A filosofia pode ser compreendida como experiência de pensamento devido ao inventivo da razão ao pensamento. A filosofia surge da necessidade de despertar o lado racional humano, com isso, pode - se refletir, argumentar e pensar de maneira lógica e racional a cerca das coisas.