Um trabalho é um conjunto de atividades para, geralmente, alcançar um objetivo e pode ser remunerado ou não. Ex: Trabalho autônomo, voluntário. Já o emprego é uma atividade que se realiza com o intuito de se obter renda. Ex: Emprego Efetivo, Tempo Integral, Estágio.
O conceito está pautado em projetos, metas, objetivos e sonhos. O trabalho vai além da necessidade financeira, trata-se de um caminho para a realização pessoal. Já o emprego é uma atividade alienada em que o profissional atua por mera necessidade financeira, distante de algum tipo de apreciação.
Estes já incitavam que fazer um trabalho traz recompensas para além daquelas ligadas ao dinheiro. Um exemplo de trabalho não remunerado é o trabalho voluntário. Nele, o indivíduo oferece serviços e completa atividades por altruísmo, com o simples desejo de melhorar o mundo de alguma forma.
Atualmente, o conceito de ocupação é associado ao termo trabalho e emprego. Na Modernidade, gradativamente, o trabalho foi sendo compreendido como ocupação econômica, transformando-se em emprego. Essa categoria passou a ser entendida como trabalho pago em dinheiro, fato típico do capitalismo.
O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação — a qual requer uma especialização formal. ... Afinal, é muito importante que você entenda a diferença entre trabalho e profissão para que possa construir uma carreira de sucesso.
A palavra ocupação é também relacionada à atividade em que se trabalha, como a ocupação profissional. Fazer uma ocupação ou estar em uma ocupação é apoderar-se de algo ou lugar. ... Por exemplo, uma pessoa pode trabalhar como cantora e regularmente fazer uns trabalhos paralelos como dubladora.
Na natureza da ocupação o dono de empresa informa que é proprietário de um negócio em sociedade ou individual utilizando o código 12. ... Na hipótese de a situação ser compatível com o código 12 — para proprietários de empresas individuais, Eirelis ou membros de sociedade — é preciso informar também a natureza da ocupação.
Parte tributável O valor anual da aposentadoria ou pensão que exceder este valor isento é tributado normalmente pela tabela progressiva do IR. Você deve informar esse montante na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, incluindo o CNPJ da Previdência Social.
Primeiro, você deve somar o seu salário e a sua aposentadoria recebidos no ano passado. Se o resultado for superior a R$ sim, você deve fazer a Declaração de Imposto de Renda pessoa Física do exercício 2021, ano-calendário 2020 (DIRPF 2021).
Os rendimentos provenientes de aposentadoria devem ser declarados na ficha de “rendimentos tributados recebidos de Pessoa jurídica, apresentando o nome da fonte pagadora, CNPJ, rendimentos recebidos, contribuições previdenciárias, imposto retido na fonte, 13º salário e IRRF sobre o 13° salário.
Aposentados que continuam trabalhando e se encaixam nas regras que tornam a declaração do Imposto de Renda obrigatória devem declarar tanto o salário quanto os benefícios do INSS.
“O aposentado que continua a trabalhar é obrigado a continuar a contribuir com a Previdência. Ele não tem a opção de ser contratado e não contribuir. ... Mesmo nesse caso, ele não terá o direito de receber nada além da aposentadoria que já recebe.