EQST

O Que Ruralizaço Social?

O que é ruralização social?

O conceito de ruralização tende a ser usado para designar o processo de adopção de práticas e costumes rurais num meio urbano. Para muitos sociólogos, a ruralização de uma cidade ocorre quando os imigrantes vindos de uma zona rural não se conseguem integrar tanto a nível cultural ou social como a nível económico.

O que provocou o processo de ruralização?

O processo de ruralização se deu pelas invasões bárbaras, que amedrontaram o povo europeu, fazendo eles sair das cidades e ir para os campos, lugar mais seguro das invasões. Dava-se início ao feudalismo, que cairia por volta do século XV, 1000 anos de Idade Média.

Qual efeito o processo de ruralização teve sobre a economia?

Resposta. Resposta: O processo de ruralização fez com que o extenso sistema de cobrança de impostos e o comércio perdessem o grande papel outrora desempenhado.

Quais eram os grupos que formavam a sociedade medieval?

Na Idade Média, a sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos, sendo que os dois primeiros possuíam privilégios em relação ao último grupo subordinado.

Como era a estrutura da sociedade medieval?

Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses. ... Ao clero cabia cuidar da salvação espiritual de todos; aos guerreiros, zelar pela segurança; e aos servos, executar o trabalho nos feudos.

Como era dividida a sociedade da Europa medieval?

A sociedade medieval era dividida por três classes ou ordens: clero, nobreza e povo. ... O clero zelava pelo bem estar espiritual e pela salvação dos homens; os nobres defendiam a comunidade das agressões; o povo sustentava, com o seu trabalho, toda a sociedade.

Como era dividida a sociedade francesa na época da Revolução Francesa?

A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados: Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. ... O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro. Segundo Estado - era a nobreza em geral.