A segunda licenciatura é voltada para profissionais que já possuem diploma de cursos de licenciatura em qualquer área e têm interesse em dar aula em uma área do conhecimento diferente da sua formação inicial.
Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).
Desde que você disponha dos recursos e de tempo, é possível, sim, fazer duas faculdades ao mesmo tempo. Dá até para misturar formatos: um curso no presencial, outro no EAD, por exemplo. Só que a coisa não é assim tão simples quanto parece.
Caso você consiga uma nova bolsa, será preciso abrir mão de uma delas, já que não é possível acumular dois benefícios ao mesmo tempo. Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.
Tenha em mente que perder a bolsa do Prouni significa ter que realizar todo o processo de candidatura desde o início. ... Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa.
Sim. Quem já concluiu o curso de graduação por meio do Prouni pode se inscrever no Sisu normalmente, desde que tenham participado da última edição do Enem. No caso do Sisu 2021, é necessário ter feito o Enem 2020.
O estudante que já está matriculado no ensino superior pode se inscrever no Sisu, desde que tenha feito o Enem 2019. No entanto, se estiver frequentando uma universidade pública, terá que optar por uma das vagas, pois não pode frequentar as duas instituições simultaneamente.
O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. A primeira edição normalmente é em janeiro e a segunda costuma acontecer em junho.
Ambos os programas podem ser usados ao mesmo tempo, ou seja, o bolsista parcial do ProUni pode usar o FIES para complementar o pagamento dos 50% dos encargos educacionais restantes. No entanto, para usar os dois benefícios juntos é preciso estar atento às novas regras, que passam a valer a partir de 2015.
Afinal, quem não pode participar do Prouni?
Se você quer cancelar o FIES pois está insatisfeito com o programa, existem outras formas de você conseguir estudar pagando pouco e até não pagando nada. Uma boa opção é o ProUni que dispõe bolsas de estudo parciais e integrais, onde você não fica devendo nada após se formar.