Os recursos didático-pedagógicos são componentes do ambiente educacional estimuladores do educando, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. ... 111), “recurso didático é todo material utilizado como auxílio no ensino-aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”.
Utilizar recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem é importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que poderão ser utilizados pelo professor na aplicação de suas aulas.
A cultura digital pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação.
Os gêneros digitais relacionados à apuração e ao relato de fatos e de situações, como reportagens multimidiáticas, documentários e vlogs de opinião são algumas das possibilidades.
Para investigar o funcionamento da língua nesses dois gêneros textuais virtuais, são observadas, entre outras, as abreviações de palavras, uso de imagens como os emoticons para a expressão de sentimentos, o uso inexpressivo de sinais de pontuação, ou uso de sinais de pontuação com outros objetivos que os prescritos ...
Para Marcuschi (2002), os gêneros digitais tanto servem para construir quanto para destruir, pois estes podem facilitar o ensino e ajudar na educação, mas também pode agir de forma a destruir quando utiliza dados de pessoas para fazer clonagens de documentos para seu uso indevido.
1) O texto escrito em gênero digital tem a função de tornar a comunicação mais simples e compacta, de modo que se possa compartilhar muita informação palavras reduzidas.
Como a BNCC prevê a utilização dos gêneros digitais A referência geral é que, em cada ano de ensino, o professor deve contemplar gêneros que lidam com informação, opinião e apreciação, gêneros multissemióticos e hipermidiáticos, próprios da cultura digital e das culturas juvenis.