IDR, DR e DDR DDR é a sigla para Disjuntor Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos. Já o DDR funciona como disjuntor e também em casos de corrente de fuga.
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
Por exemplo: Um fio neutro pode estar com uma parte desencapada, e esta parte, em contato com a terra. O DR identifica essa atividade como fuga de corrente, e automaticamente vai desarmar. ... Com certeza é fuga de corrente pois essa é para isso que o DR serve, qualquer fuga de corrente ele desarma.
Com o auxílio de um alicate decapador, desencape os condutores e faça a alimentação do dispositivo, não existe polaridade correta para o DR, a única especificação é onde será conectado o cabo neutro, mas sempre recomendamos manter um padrão de alimentação dos componentes.
As palavras "linha" e "carga" são usadas geralmente por eletricistas para identificar terminais específicos em algum dispositivo e especificar como eles devem ser conectados com fios.
Sendo que o disjuntor monopolar é usado em instalações e circuitos que possuem um único condutor de fase, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos, seja com tensão de fase 127V ou 220V.