O adjetivo “escatológico” pode ser derivado do substantivo “escatologia” que significa “teoria acerca das coisas que hão de suceder depois do fim do mundo; teoria sobre o fim do mundo e da humanidade”.
A escatologia nos alerta sobre os eventos citados por Cristo. ... É na reflexão sobre esses acontecimentos que encontramos a verdade de Cristo, quando pregou para que nos preparássemos para este momento infortúnio.
Escatologia cristã é o estudo do fim dos tempos, a consumação final de tudo, segundo a concepção bíblica cristã. A palavra 'escatologia' é derivada de duas palavras gregas que significam: "último" e "estudo" (ἔσχατος, transl.
O Sermão do Monte das Oliveiras, chamado ainda de a Profecia do Monte das Oliveiras ou Sermão profético, é uma passagem bíblica encontrada nos evangelhos sinóticos, respectivamente nos capítulos Mateus 24 (Mateus 24:1-31), Marcos 13 (Marcos 13:1-27) e Lucas 21 (Lucas 21:5-36).
O Wikcionário tem o verbete exegese. Exegese (do grego ἐξήγησις de ἐξηγεῖσθαι "levar para fora") é uma interpretação ou explicação crítica de um texto, particularmente de um texto religioso.
Segundo Carson (2008), a hermenêutica é a arte e ciência da interpretação; a hermenêutica bíblica é a arte e ciência da interpretação da Bíblia.
A Teologia bíblica estuda a Bíblia e organiza as conclusões obtidas pela Teologia exegética (que usa técnicas como a exegese para interpretar a Bíblia) em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, desde da sua queda ...
Teologia, do grego θεολογία (theologuia), é o estudo crítico da natureza dos deuses, seres divinos, ou de Deus, seus atributos e sua relação com os homens e diversas religiões. Em sentido estrito, limita-se ao Cristianismo, mas em sentido amplo, aplica-se a qualquer religião.
A teologia exegética tem como finalidade estabelecer um estudo sistemático dos livros sagrados utilizando o conhecimento das línguas originais em que foram escritos, como o hebraico e o grego antigo. Categorias ocultas: ! Artigos a revisar desde junho de 2015.
Teologia histórica é o estudo da história da doutrina cristã. Grenz, Guretzki e Nordling a descrevem como "A divisão da disciplina teológica que busca entender e delinear como a igreja interpretou as Escrituras e desenvolveu a doutrina ao longo de sua história, desde o tempo dos apóstolos até o presente.
A teologia negativa pressupõe que o Divino é inefável e indizível. As referências imagéticas e metafóricas, em Saramago, têm atributos minuciosos já sacralizados pela tradição judaico-cristã.
A Teologia é uma ciência que estuda as religiões, seus textos sagrados, rituais, dogmas e doutrinas. ... Um pastor de igreja pode ser formado em Teologia, mas essa faculdade prepara profissionais para uma atuação bem mais ampla, que vai muito além das instituições religiosas.
Salário de um teólogo por especialidade