As insulinas mais modernas, chamadas de análogas (ou análogos de insulina), são produzidas a partir da insulina humana e modificadas de modo a terem ação mais curta (Lispro (Humalog®), Aspart (NovoRapid®) ou Glulisina (Apidra®)) ou ação mais prolongada (Glargina (Lantus®), Detemir (Levemir®) e Degludeca (Tresiba®).
Este medicamento funciona diminuindo os níveis de glicemia da corrente sanguínea e permitindo a utilização da glicose pelas células do corpo ao longo do dia e, geralmente, é utilizada com outros tipos de insulina de ação rápida ou com antidiabéticos orais.
Apidra deve ser administrada por via subcutânea por injeção (em até 15 minutos antes ou imediatamente após uma refeição). A apresentação de Apidra em frasco-ampola também pode ser administrada por bomba de infusão subcutânea externa e por infusão intravenosa.
O uso incorreto da insulina pode provocar lipohipertrofia insulínica, que é uma deformação, caracterizada por um caroço por baixo da pele no local onde o paciente com diabetes injeta insulina, como braço, coxa ou abdômen, por exemplo.
GH pode ser administrado por via oral Se o hormônio for ingerido, ele vai ser desativado no estômago e intestino, ou seja, não fará efeito. Ele funciona apenas por meio de injeções. Alguns medicamentos para administração via oral estão sendo desenvolvidos para estimular a produção de GH.