Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior. O osso longo tem duas extremidades, que são em geral articulares.
O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
Na diáfise dos ossos longos encontramos uma predominância de substância óssea compacta.
Olá, Ossos são tecidos vivos, embora tenham boa parte de sua massa composta por matriz inorgânica. No osso temos células que adicionam ou retiram esta matriz, que são os osteoblastos e osteoclastos, respectivamente. também temos fibroblastos que formam matriz orgânica colagenosa do osso!
Classificação anatômica e macroscópica: Nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso com uma delgada camada superficial compacta. A diáfise (parte cilíndrica) é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda, delimitando o canal medular.
A porção orgânica é a porção em que há colágeno, principalmente, o chamado colágeno tipo I, e outras proteínas, como proteoglicanas. Já a parte inorgânica é formada, principalmente, por fosfato e cálcio, que formam cristais que se associam às fibras colágenas, proporcionando resistência e rigidez ao tecido.
O tecido ósseo apresenta três tipos de células especializadas: os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Observe os tipos celulares presentes nos ossos. Osteoblastos: são células cuboides ou ligeiramente alongadas relacionadas com a síntese da porção orgânica da matriz óssea.
Explicação: Os Osteoblastos(blatos de célula jovem) e Osteócitos (citos de célula madura) tem a mesma função, fazer o reparo e nutrição da matiz óssea, como na fixação de cálcio. Os Osteoclastos degradam a matriz óssea, principalmente para liberar cálcio para a corrente sanguínea.