**Feldenkrais é uma técnica somática que foi criada na década de 40,e tem como objetivo alcançar um corpo equilibrado e saudável*". Essa técnica foi desenvolvida por Moshé Feldenkrais (1904-1984), físico, engenheiro, desportista e mestre de Judô.
Os inúmeros benefícios do Método Feldenkrais incluem aumento do conforto do movimento, amplitude, coordenação, flexibilidade e a clareza da auto imagem. Independente da idade, gênero, físico ou limitações o Método Feldenkrais® é uma forma de aprendizado para todos.
Um corpo consciente melhora o seu condicionamento físico, deixando as articulações lubrificadas, os músculos fortalecidos e, de quebra, uma boa relação com o ambiente. Tudo isso contribui — e como! — para melhorar a disposição e encarar os desafios da rotina corrida com mais tranquilidade.
São exemplos de Ginástica de Conscientização Corporal: Circense, Rítmica e Condicionamento Relaxamento, Meditação e Automassagem Artística, Rítmica e de Trampolim Circense, Acrobática e de Malabarismo.
As aulas foram iniciadas com introdução dos elementos básicos da ginástica, segundo Coletivo de Autores (1992): saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar. Acrescentei a estes elementos, a passagem pelo apoio invertido, como propõe SCHIAVON (2003).
Para o GGU, a Ginástica Geral é entendida como uma manifestação da Cultura Corporal que, reunindo as diferentes interpretações da Ginástica (Natural, Construída, Artística, Rítmica Desportiva, Aeróbica, entre outras), busca integrá-las com outras formas de expressão corporal (Dança, Folclore, Jogos, Teatro, Mímica...) ...