Um banco de dados não relacional é um banco de dados que não usa o esquema de tabela de linhas e colunas encontrado na maioria dos sistemas de banco de dados tradicionais.
Resumindo: o conceito de modelo relacional (SQL) se baseia no fato de que todos os dados sejam guardados em tabelas. Ao modelo não-relacional (NoSQL) não se aplica o conceito de schema: uma chave de valor é que é utilizada para recuperar valores, conjunto de colunas ou documentos.
Para alcançar uma melhor escalabilidade, os bancos de dados relacionais utilizam o recurso da escalabilidade vertical (scale up) que tem como característica a simplicidade de sua implementação e esta tem sido a forma mais indicada para se realizar o escalonamento do banco de dados.
Os bancos de dados relacionais utilizam SQL (Structured Querying Language), sendo uma escolha adequada para aplicativos que envolvam o gerenciamento de várias transações.
Um banco de dados relacional pode ser considerado para qualquer necessidade de informações na qual os pontos de dados se relacionam entre si e devem ser gerenciados de maneira segura e consistente, com base em regras. Bancos de dados relacionais existem desde os anos de 1970.
Bancos de dados relacionais são fundamentados no paradigma da orientação a conjuntos. ... Eles costumam ser mais utilizados para dados tabulares, de fácil inserção e recuperação. Sua linguagem é o SQL (Structured Query Language) e seus principais representantes são Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL.
PostgreSQL e o MySQL. Respostas: a. Oracle e SQL Server. ... Feedback da resposta: Resposta D Comentário: o PostgreSQL e o MySQL são os bancos de dados open source mais famosos do mundo.
Para planejar um banco de dados relacional:
Níveis de abstração de banco de dados