EQST

O Que Podemos Aprender Com A Leitura De O Contrato Social?

O que podemos aprender com a leitura de O contrato social? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que podemos aprender com a leitura de O contrato social?

O contrato social é um documento que contém todas as informações, regras e condições para uma empresa funcionar. Nesse documento, é estabelecido os direitos e as obrigações de cada um dos proprietários que participam da sociedade, além de outras providências. Também é conhecido como contrato social de pessoa jurídica.

O que defendia o contrato social?

Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.

O que John Locke defendia no Iluminismo?

Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.

Qual era a principal discordância de Locke em relação a Hobbes?

Do Estado de Natureza: Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. No entanto, o pensamento lockiano acredita que o homem é anterior a sociedade e o Estado, ou seja, o estado de natureza é algo real e que a maioria do seres humanos passou por ela.

Qual a posição de Rousseau frente às ideias de Hobbes?

Hobbes acima de tudo não acreditava na Democracia e não acreditava na capacidade de organização humana por si. Para o Rousseau o homem é fundamentalmente bom. ... O que Rousseau queria era criar um sistema que levasse o ser a ser livre em sociedade como em seu estado natural, mesmo que obedecendo as leis do estado.