76 anos (1929–2005)
Morreu neste domingo (7), aos 88 anos, Euclides Gomes dos Santos, o Cride, amigo de infância do humorista Ronald Golias, inspiração para o bordão mais famoso do comediante e refrão da música "Televisão" do grupo Titãs.
Segundo a narrativa do livro de 1 Samuel 17, Golias era um homem de grande estatura da cidade de Gate, e um soldado campeão dos filisteus. ... Pouco depois de Davi ter sido ungido por Samuel, os filisteus ajuntaram-se em Socó para uma guerra contra Israel, e então acamparam em Efes-Damim.
E é a própria Bíblia que diz isso. “Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu a Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão”, afirma o livro de Samuel, que, capítulos antes, registrara a luta do pastorzinho contra o grandalhão.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às feras do campo. 45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em anome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos Exércitos de Israel, a quem afrontaste.
Mical
“São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete… Eleazar… Sama” (2 Samuel 23:8-12).
Os poderosos guerreiros de Davi (também conhecidos como os homens poderosos de Davi, valentes de Davi ou os Gibborim) são um grupo de personagens bíblicos explicitamente apontados por um apêndice dos Livros de Samuel.
O nome SAMÁ significa DEUS OUVE. ... Então JOVENS defendam o que é seu, pois se você é um valente, Deus está te ouvindo. Estes eram os três valentes que decidiram buscar a pura e agradável água da fonte de Belém para saciar a sede do rei. E juntos formam: DEUS ACRESCENTA A PAZ, DEUS AJUDA e DEUS OUVE.
ELEAZAR!!! Este grande valente de Davi lutou contra seus inimigos com tanta convicção de vitória e determinação que a sua espada ficou apegada a sua mão, diz a bíblia, e naquele dia Deus operou um grande livramento.
Samá (em hebraico: שַׁמָּה, fama, renome) foi o filho de Agé, um hararita, e um dos três legendários "valentes" do rei Davi e viveu por volta do ano 1.
O exército de Davi tinha uma unidade de elite: os gibborim, que as distintas versões do Velho Testamento traduzem como “valentes” ou “heróis”. Não se sabe quantos eles eram. A Bíblia ora diz que eram 3, ora afirma que eram 30. Teriam sido escolhidos a dedo pelo rei pela bravura que já haviam demonstrado em combate.
A pequena Belém estava apinhada de filisteus. ... Numa importante incursão de Davi contra eles, “estava então num lugar forte”, “teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!” (2 Sm 23).
Inicialmente parece que os valentes de Davi formavam um grupo de trinta homens (2 Samuel 23:13). Mas listas que nomeiam os valentes de Davi fornecem números superiores a trinta nomes (2 Samuel 23:8-39; 1 Crônicas . A lista de 2 Samuel, por exemplo, fala de um total de 37 homens.
Recebe o nome de filisteu um povo da Antiguidade que habitava a região da Palestina. O termo "filisteu" tem origem no vocábulo hebraico "plishtim", e tal comunidade é largamente citada no Antigo Testamento, onde aparece em passagens importantes da Bíblia, em meio às histórias de personagens como Abraão, Sansão e Davi.