Ao cruzar a mãe com os filhos na próxima geração, pode-se criar uma família com essa mesma cor de pelagem. Isso é uma preparação para o cruzamento dos melhores espécimes, assim que houver mais cães com a mesma cor, disponíveis para o cruzamento.
Ainda assim e apesar de se tratarem de situações pontuais, não é recomendável cruzar cachorros irmãos. No entanto, os criadores medíocres não gastam nem um cêntimo nos novos reprodutores. A única coisa importante para eles é que os cachorros saiam bonitos e baratos, para os conseguirem vender bem.
A fêmea produz vários óvulos e cada um pode ser fecundado por apenas um espermatozoide. Caso namore com vários machos, cada uma de suas células reprodutoras poderá receber espermatozoides de pais diferentes.
Existem sprays anti-cheiro assim como sprays de clorofila que se comercializam como remédios para atenuar o cheiro que produzem os feromônios do cio da cadela. No entanto, deve consultar sempre com o seu veterinário o uso de diferentes produtos. Não utilize injeções inibidoras do cio.
Borrifar álcool misturado com água é uma boa opção pois vai afastar os cachorros da sua casa. Se você tem plantas, borrife um pouco de álcool fora dos vasos, nunca nelas. Para isso, veja também nosso artigo com dicas para evitar que o cachorro coma as plantas.
Para lidar com esta fase, atente-se às dicas de como acalmar uma gata no cio:
Existe a possibilidade para interrupção de gestação desde que, identificada no início (primeiras semanas). Caso não tenha intenção de colocar a sua fêmea para reprodução o melhor é fazer é a castração. Se isso não for possível deve então evitar que tenha contato com machos durante o período do cio.
Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.