Basta apenas seguir os mesmos graus: 1º – 3º – 5º. Como você já está em uma escala menor, o acorde menor segue a sus própria escala, ao pé da letra. Pegando então as notas de número 1, 3 e 5 você tem: Dó – Mib – Sol. Exatamente as notas do acorde menor de dó!
O baixo dos acordes nós já encontramos, ao inverter o baixo mexemos nessa nota grave. O acorde com baixo invertido, é aquele que enfatiza uma nota no baixo, que não seja a fundamental. ... O acorde de C é formado pelas notas dó, mi e sol. A nota mais importante deste acorde é a nota fundamental, o dó.
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si? Essas são as sete notas naturais da música ocidental, porém, existem entre elas o que nós chamamos de “Acidentes”, que são os “Sustenidos” e os “Bemóis”.
O acorde de Dó terá as notas C, E e G. O acorde de Ré terá as notas D, F e A. O acorde de Mi terá as notas E, G e B e assim por diante. O que vai diferenciar um acorde do outro são as distâncias em tons entre as suas notas e essa distância pode variar de acordo com os sustenidos e bemois.
Para tocarmos as outras escalas, basta mover os shapes para outras casas. Por exemplo, se quiser tocar a escala de Dó sustenido maior, execute todos os shapes meio tom acima, se quiser tocar a escala de Ré maior, toque-os duas casas acima, e assim por diante.
Os acordes maiores no piano
Deste modo, a estrutura da escala maior é: Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom. Note que embora seja uma escala diatônica, sua estrutura não caracteriza a escala maior, que como vimos, deve ser OBRIGATORIAMENTE formada por: Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom.
Estamos falando de escalada ao ar livre, portanto os três tipos existentes são: solo, livre e artificial.
Resposta: Existem dois grandes tipos de escalada: escalada de bloco (ou boulder) e escalada de falésia (ou via), essa mais radical.
Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). Na escalada a pessoa deve encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.