Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no PDV que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Basicamente o PDV é um software utilizado no comércio para a realização das vendas, com emissão de documentos fiscais. ... Resumidamente o PDV é uma forma de automatizar todo o processo de de vendas em um comércio varejista.
Merchandising nada mais é que ações no ponto de venda, o lugar que o consumidor decidirá qual produto realmente irá comprar, mesmo que tenha chegado ao local com uma lista pronta na cabeça. É um dos meios de interagir com o shopper, tornando a experiência de compra algo divertido e o fazendo lembrar-se de sua marca.
Como elaborar uma estratégia de merchandising?
Como criar uma estratégia de merchandising eficaz?
Os principais tipos de Merchandising
Qualquer empresa que se preocupa com a experiência do cliente deve priorizar o merchandising no ponto de venda (PDV). Isso porque o conjunto de ações se mostra como o principal meio de comunicação na hora de melhorar o posicionamento de mercado.
A importância do merchandising no PDV Investir em merchandising no PDV é uma maneira de fortalecer a marca, aumentando sua presença e visibilidade. É uma oportunidade de causar impacto visual no consumidor e de deixar impressões duradouras sobre como ele vê o produto.
O visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do seu ponto de venda, e cria uma identidade da loja ou da marca trabalhada, também personaliza o ambiente através do visual, layout e das exposições dos produtos.
Uma forma eficaz e bastante clássica de atrair clientes ao ponto de venda é fazer promoções. Todo consumidor gosta de pagar menos, principalmente pelos produtos que está precisando com urgência e que são de boa qualidade. ... Além disso, a empresa pode vender produtos que não estão na promoção.
Os principais objetivos de uma promoção de vendas são apresentar novos usos do produto, aumentar a frequência das compras, incentivar clientes antigos que continuem a consumir, construir um relacionamento com os consumidores, gerar compras múltiplas, manter e recompensar consumidores fiéis.
A experiência do consumidor é a percepção que ele tem da sua marca, da loja, do atendimento, dos produtos e da sua comunicação, seja offline ou online. Sua loja de calçados vai sempre deixar uma impressão no cliente. Cabe a você, como gestor, trabalhar para que ela seja a melhor possível.
7 estratégias de vendas efetivas para supermercados
As 3 Principais Estratégias de Alavancar as Vendas
Sua função principal é incentivar a venda, conquistando os clientes por meio de campanhas ou promoções. Ela é formada normalmente por um quadrado de no mínimo 1,20 m por 1 m e fica localizada entre os corredores ou em pontos da loja onde o fluxo de clientes for maior.
O conceito básico da exposição de produtos é mostrar ou destacar algo. Para o PDV, mostrar produtos também significa comunicar sobre a marca. E é por essa razão que a exposição deve ser o mais acertada possível. O produto em exposição deve atrair, seduzir, despertar os sentidos e mexer com a emoção do consumidor.
Como expor os produtos em um supermercado?
Como organizar as gôndolas do supermercado?