Os limites indicam onde começa o território de um país e onde termina o de outro. Os limites podem ser naturais (rios, cadeias de montanha...) ou artificiais (definidos pelas pessoas). Já a fronteira é uma região, uma faixa definida a partir dos limites de dois ou mais países.
“a fronteira cultural é transito e passagem, que ultrapassa os próprios limites que fixa, ela proporciona o surgimento de algo novo e diferente, possibilitado pela situação exemplar do contato, da mistura, da troca, do hibridismo, da mestiçagem cultural e étnica”.
Limites artificiais: são aqueles construídos pelo homem, como estradas, muros e linhas imaginárias, e também são utilizados ou construídos com a finalidade de delimitar os territórios.
Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil:
Fronteira separa países (fronteira do Brasil com a Argentina, fronteira dos Estados Unidos com o México, fronteira da França com a Suíça). Divisa separa estados (a divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Limite separa cidades (o limite de Taguatinga e Ceilândia).
Explicação: Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo.