Mancala é uma designação genérica dada pelos antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados na África, que guardam entre si diversas semelhanças. Estudiosos já identificaram mais de 200 diferentes “famílias” de mancalas! E todas elas parecem ter uma origem comum no Egito, há cerca de 3500 a 4 mil anos.
as regras servem para moldar o jogo ou o comportamento dos participantes para que todos possam jogar de igual para igualpara organizar as ações de um jogo, o que pode e o que não pode.
No Alquerque, dois jogadores enfrentam-se num tabuleiro como na imagem. O movimento faz-se ao longo das linhas, sempre para um ponto adjacente. Capturam-se as peças saltando sobre uma peça adversária e parando sobre o ponto seguinte na mesma linha. Vence aquele que conseguir capturar todas as peças adversárias.
Quem começa escolhe uma das cavas do seu campo, pega todas as sementes dela e as distribui, uma a uma, nas cavas seguintes, caminhando no sentido anti-horário. Se passar pelo próprio oásis, o jogador deixa uma semente nele e segue colocando as demais no campo adversário, mas nunca no oásis de lá.
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.
Mancala
O jogo de tabuleiro trilha mais antigo já encontrado até hoje conta com mais de 3.
TRILHA Sendo próprio para 2 jogadores, O método do jogo é o seguinte: 1- Disputa-se sobre o tabuleiro; 2- Caberão 9 pedras a cada jogador; 3- Na movimentação das pedras o jogador terá que colocar 3 delas na mesma linha reta; 4- Ao mesmo tempo deverá impedir os movimentos do outro; 5- Cada vez que uma trilha é feita o ...