É a área de um determinado reagente efetivamente exposta aos demais reagentes. Sabemos que as reações para ocorrer dependem do contato entre as substâncias reagentes; assim quanto maior a superfície de contato, maior será o número de colisões entre as partículas e consequentemente maior será a velocidade da reação.
Uma reação química ocorre em virtude das colisões entre as partículas da superfície do material, assim, quanto maior for a superfície de contato dos reagentes envolvidos, maior será a taxa de desenvolvimento da reação e vice-versa.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
O estudo da velocidade pode ser dividido em velocidade média e velocidade instantânea. A velocidade instantânea identifica a velocidade de um corpo em um momento específico, enquanto a velocidade média é o resultado da razão entre o espaço percorrido e o tempo gasto.
Porém, como se encontrou os valores das velocidades médias de cada uma das substâncias envolvidas nessas reações? Isso pode ser calculado dividindo-se a variação da concentração da substância (reagente ou produto) pelo intervalo de tempo.
Como faríamos para calcular a velocidade instantânea para o N2O5 no instante t = 300 s? Portanto, a rapidez instantânea será aproximadamente 0,205 mol/L . s no instante t = 300 s.
A taxa de desenvolvimento média da reação é o modulo da taxa de desenvolvimento de consumo de um dos reagentes, ou da taxa de desenvolvimento da formação de produtos, dividido pelo respectivo coeficiente da substância na equação da reação corretamente balanceada.
Cinética Química