RECEPTOR DE CÉLULAS T (TCR) O TCR é formado por duas cadeias peptídicas da superfamília das imunoglobulinas, com uma região variável e uma região constante, formadas a partir de segmentos gênicos que durante a maturação dos LT sofrem recombinação de forma semelhante à do BCR.
O manejo de contingência (MC) tem como objetivo aumentar a emissão de comportamentos-alvo desejáveis (saudáveis) utilizando consequências positivas específicas que os reforcem. O manejo de contingências é um tratamento comportamental baseado nos princípios do condicionamento operante.
Atividade. Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
A generalização é quando uma pessoa vai responder da mesma forma a dois estímulos diferentes que podem ter pequenas diferenças entre eles. ... Muitas vezes elas vão apontar o fato de que os cães são cães, mas também podem identificá-los como cães pequenos ou grandes usando a discriminação de estímulos.
Portando, discriminação de estímulo significa que um comportamento ocorre na presença de um Sd, mas não na presença de um S∆. Generalização de estímulos O comportamento ocorre da mesma maneira na presença de estímulos diferentes.
Uma generalização é um relacionamento que podemos chamar de "é um tipo de", onde objetos gerais (no exemplo abaixo, Produto) se relacionam com objetos mais específicos do mesmo tipo (Guitarra, Violão). No exemplo, pode-se dizer que Guitarra e Violão são um tipo de Produto.
Na generalização de estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, porém diferente. Freqüentemente, a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
No condicionamento operante, a generalização de estímulos explica como podemos aprender algo em uma situação e aplicá-lo a outras situações similares. Por exemplo, imagine que os pais punem seu filho por não limpar seu quarto. Ele finalmente aprende a limpar sua bagunça para evitar a punição.