Como a maior parte do corpo dos jogadores fica sob a água, as toucas são o único modo de diferenciar os integrantes de cada uma das equipes. Justamente por isso, essas peças precisam ser chamativas. Os goleiros, por sua vez, devem sempre usar vermelho. As toucas também devem conter os números dos atletas.
Marcação Amarela: colocada a 5m da linha do gol. ... Ao perder a posse ele deve voltar para antes da linha de gol. Marcações Brancas: uma colocada em cada linha de gol, para que os árbitros possam perceber mais facilmente quando a bola entra toda ou não. Coloca-se também uma marcação branca na metade da piscina.
Uma equipe de polo aquático é formada por 13 jogadores. Durante a partida, 7 participam (seis jogadores e um goleiro) e 6 ficam no banco para substituições. Um jogador é o capitão, responsável pela disciplina do time. ... Todos os jogadores, com exceção do goleiro, só podem tocar a bola com uma das mãos.
Os jogadores podem ser substituídos a qualquer momento do jogo e devem deixar a piscina pela área de reentrada mais próxima. O atleta substituto só poderá entrar em campo pela área de substituição e somente quando o jogador substituído estiver visível na superfície da água e dentro da área de reentrada.
O gol é marcado quando a bola inteira passa pela linha do gol. Cada equipe tem direito a dois pedidos de tempo no jogo e + 1 na prorrogação, quando houver.
Início do jogo Ao início da partida, os jogadores posicionam-se em suas respectivas posições na linha do gol, a um metro de distância do gol. Com o apito autorizando o início, a partida se inicia com o juiz atirando a bola para o centro da piscina.
A equipe de arbitragem é formada por dois juízes de gol, dois árbitros de jogo, cronometristas e secretários.
Equipamento necessário
Assim como outras atividades na piscina, o polo aquático proporciona diversos benefícios para quem o pratica, como o fortalecimento do sistema cardiovascular e o aumento da força e da resistência física.
Os goleiros são os únicos jogadores que podem socar a bola, pegar com as duas mãos e colocar os pés no chão, desde que não estejam em posse de bola.
Em cada extremidade da piscina é colocado um gol de 3m de largura e 90cm de altura. No final, vence a equipe que marcar o maior número de gols na partida. Como acontece em todos os jogos, as faltas cometidas durante a partida são apontadas por um juiz.
No basquete, é possível perder peso, melhorar o condicionamento físico e respiratório, a coordenação motora e habilidade, fortalecer os músculos, além de ser divertido. E para conseguir todos esses benefícios, não há necessidade de jogar uma partida inteira. Só o treino de arremesso ou um jogo na rua já é suficiente.
Antes de virar modalidade olímpica, o “futebol aquático”, como era conhecido no começo, teve a primeira partida oficial disputada em 1876 – apenas seis anos depois de seu surgimento como uma brincadeira para hóspedes de um hotel. A evolução foi meteórica. Em 1880, já foi disputada a primeira competição internacional.
Existem muitas versões sobre a criação e o desenvolvimento do polo aquático, muitas delas referenciam-no como fruto da mistura de vários esportes, entre eles natação, rúgbi e futebol. O polo aquático foi o primeiro esporte coletivo disputado em Olimpíadas modernas, estreando nas Olimpíadas de Paris, em 1900.
O polo aquático é um esporte coletivo, disputado por duas equipes dentro de uma piscina. O objetivo do jogo é vencer o adversário no número de gols marcados. As equipes iniciam o jogo com sete jogadores na piscina e, no máximo, mais seis jogadores no banco de reservas.
Cada equipe possui 30 segundos para realizar a jogada; Há variações na modalidade feminina e masculina, mas a bola deve pesar entre 400 g e 450 g; As competições acontecem em quatro tempos de sete minutos cada. Em partidas eliminatórias, o tempo deve ser prorrogado caso haja empate entre os times.
Martina Bergman-Österberg
Atitudes antidesportivas em geral, durante o jogo, são consideradas faltas. Cabe ao árbitro apontá-las e aplicar a devida penalidade. Faltas leves são penalizadas com um tiro livre, mas o árbitro pode optar por não interromper a jogada, quando o time ou jogador que sofre a falta continua com a posse de bola.
Antes de virar modalidade olímpica, o “futebol aquático”, como era conhecido no começo, teve a primeira partida oficial disputada em 1876 – apenas seis anos depois de seu surgimento como uma brincadeira para hóspedes de um hotel.
Equitação
Resposta: A paixão dos britânicos pelo futebol acabou inspirando a criação de uma modalidade completamente diferente, disputada dentro de uma piscina e utilizando apenas as mãos: o polo aquático.
Jogo dentro da piscina O polo aquático é um esporte disputado entre duas esquipes dentro de uma piscina. ... O principal objetivo do jogo é marcar gols, como no futebol, mas a sua principal semelhança vem do handebol, pois o polo aquático também faz o uso das mãos para jogar.