Central de material esterilizado (CME) simplificada com dois ambientes contíguos: área suja - sala de lavagem e descontaminação de materiais com bancada, pia e guichê para a área limpa (sala de esterilização de material), com área mínima de 4,8 m2.
§ 1º O CME Classe I é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação não complexa, passíveis de processamento. ... 6º A responsabilidade pelo processamento dos produtos no serviço de saúde é do Responsável Técnico. Art.
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).
O CME tem papel fundamental no combate às infecções hospitalares. Para tanto, é necessária a operacionalização adequada desse setor para que se garanta a qualidade da assistência indireta prestada ao paciente.
Na embalagem de cima onde tem a flecha preta, mostra uma marca preta onde mostra que já foi esterilizado. Até mesmo a frase do lado fala que se está marrom é porque já foi esterilizado!!! Onde existe uma marca vermelha, mostra justamente que ainda não foi.