Essas manchas são classificadas de duas formas: > Hipercromia: o excesso de pigmentação, resultando em manchas escuras; > Hipocromia: a falta de pigmentação, que causa manchas claras.
Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele. Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face).
Espero ter respondido a sua pergunta.???????? A melanose aparece na pele devido à exposição solar. O melasma pode ser agravado pela exposição solar mas é uma condição multifatorial onde diversos outros fatores podem desencadear ou agravar (como hormônios, preposição genética, exposição ao calor, exposição à luz).
Caracterizado por manchas castanhas ou castanho-acinzentadas, o melasma é uma condição crônica e recidivante – acontece de forma recorrente ou repetitiva. Com limites bem demarcados e formatos irregulares, essas manchas costumam aparecer no rosto, mais frequentemente testa, bochechas, nariz e queixo.
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Tratamento de Melasma O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento. Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer.
Uma alteração hormonal, causada pelo aumento de progesterona no organismo, potencializa a produção de pigmentos da pele e com isso forma manchas. O problema fica ainda maior quando há grande exposição ao sol.
Os raios solares estão entre as principais causas do melasma, porém, esse não é o único fator que leva ao surgimento das manchas escuras no corpo. Entre outros, podemos destacar também as alterações hormonais comuns durante a gravidez e a ingestão de pílulas anticoncepcionais.
Acontece da seguinte forma: a primeira célula do melasma - melanócito, célula da epiderme que produz melanina - recebe uma mensagem do agente causador, como, por exemplo, a radiação solar, que entra em contato com outras células, formando uma rede de comunicação, capaz de atingir as camadas profundas da pele.
Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.
Entre as causas do problema estão alterações hormonais da gestação, o uso de anticoncepcional, a exposição demorada ao sol sem o uso de proteção adequada, a constante realização de procedimentos estéticos agressivos e até mesmo o fator genético.
Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.
Para clarear e até eliminar as manchas, a indicação é de 3 a 5 sessões feitas mensalmente. *O preço da sessão varia entre R$500 e R$ 1.