Os sistemas de drenagem urbana são classificados em separado ou combinado. Os sistemas mistos ou combinados usam um mesmo conduto para o água pluvial e esgotamento sanitário enquanto que os sistemas separados têm uma rede de condutos para as águas pluviais e outra para o esgoto.
A drenagem do tipo arreica ocorre quando o rio não possui uma posição certa, ele é variável, podendo evaporar ou infiltrar no solo, desaparecendo. A drenagem do tipo criptorreica ocorre quando os rios são subterrâneos e acaba por surgir em fontes ou permanecer em cavernas.
A drenagem do solo pode ser feita de diversas formas, as mais comuns são:
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
O que é um sistema de drenagem de águas pluviais? Também conhecido como drenagem urbana, se trata justamente de um processo de controle e gerenciamento das águas da chuva. Seu principal objetivo é minimizar os problemas que esse excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas e enchentes.
Significado de Pluvial adjetivo Relativo à chuva; que provém da chuva; pluviátil. Proveniente de áreas com excesso de chuvas: vegetação pluvial. ... Águas de chuva. Etimologia (origem da palavra pluvial).
O Sistema Inicial de Drenagem, ou Microdrenagem, possui em sua composição pavimentos das ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, canais de pequenas dimensões e galerias de águas pluviais.
Segundo Oliveira (2007), os sistemas de coleta e aproveitamento de água de chuva em edificações são formados por quatro componentes básicos: áreas de coleta; condutores; armazenamento e tratamento.
Esta iniciativa consiste, basicamente, em captar a água proveniente das chuvas e direcioná-las para que possam ser aproveitadas para meios não potáveis, como lavagem da área externa, descarga, entre outros, e desta forma reduzindo o impacto gerado pela má administração deste recurso finito.
Sistema de drenagem é o nome que se dá a uma série de estruturas que são instalados em um determinado local com o intuito de reter, tratar e transpor águas pluviais (que nada mais são que as águas da chuva).
Em cada uma das coberturas inclinadas, a água da chuva é conduzida naturalmente para os beirais, e exige um tipo de drenagem. Para drenar a água da cobertura você pode deixar a água da chuva cair livremente do beiral ou então montar um sistema de calhas e condutores pra recolher essa água.
O melhor a se fazer é manter o meio termo, uma inclinação de 1% a 2%, dependendo do terreno e da quantidade de água que ele recebe em ocasiões de chuva. Para ajudar a água a seguir o seu curso nas cidades, as calhas e os bueiros são as principais ferramentas utilizadas, devido à praticidade e eficiência desses métodos.
Para evitar alagamentos e enchente muitos prédios adotam um sistema de drenagem pluvial, que se compõem de itens como:
Tipo 1: Colocar as plantas diretamente no chão, e para isso é necessário impermeabilizar o local e construir um sistema de drenagem para o escoamento da água. Tipo 2: Colocar as plantas em vasos, cachepôs e suportes, compondo com outros objetos e ornamentos.
O jardim de inverno nada mais é do que um cômodo que é anexado a casa. O espaço pode ser feito tanto em uma área externa quanto em uma área interna da residência. A maioria é coberta por vidro ou feito um pergolado. O mais importante é que no espaço seja facilitada a entrada da luz solar e favoreça a circulação de ar.
Uma técnica interessante para aproveitar espaço do jardim de inverno é aproveitando o espaço livre nas paredes. As plantas podem ser organizadas verticalmente em uma estrutura de madeira. Outra sugestão é abusar das plantas pendentes, que aproveitam um espaço livre no teto e deixam o ambiente mais acolhedor.
Saiba como fazer um jardim de inverno simples e barato!
Com muita criatividade e algumas ideais é possível fazer com que um jardim desordenado se transforme com novas cores e cheio de vida....Acompanhe-nos!
7 dicas de como fazer paisagismo no quintal e deixar o ambiente...
Neste artigo, vou te dar 10 dicas para você fazer o jardim dos sonhos!
53 Ideias Simples Para Jardins Pequenos E Quintais Sem Uso
Paisagismo em jardins externos
Como montar um jardim externo: o guia completo
13 plantas resistentes ao sol para ter em seu jardim
8 dicas de como organizar as plantas em jardins pequenos para que pareçam maiores
Plantar em vasos maiores Junte todos os milhares de potinhos plásticos, vidro de geleia, garrafa PET e outras coisas que tenham plantas e crie dois grupos: de um lado, coisas que precisam de muito sol, de outro, aquelas que preferem apenas claridade.