Liquenificação é o espessamento da pele que passa a exibir pregas cutâneas ou fendas acentuadas semelhantes a sulcos e rugas profundas.
Dermatite eczematosa ou eczema é uma doença cutânea que se caracteriza pela presença de manchas eritematosas vesiculares úmidas com formação de crostas. Embora seja usado com frequência como diagnóstico, o uso do termo eczema também é apropriado para descrever lesões que são observadas em diversas doenças.
A dermatite é uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e bolhas, e que não é transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal. Ela pode surgir em qualquer idade e também pode atingir qualquer parte do corpo.
Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue. Existem alguns motivos para isso, dentre eles a coexistência de anemia, e o uso de medicamentos como o metotrexato, a hidroxicloroquina ou os imunossupressores. Inaptidão definitiva.
Como a hepatite A não deixa partículas virais ou vírus circulantes após a cura, não há contraindicação em doar sangue.
Tipo de hepatite A nunca se torna crônica. Quando uma pessoa se recupera de hepatite A está imune contra a hepatite A para o resto de sua vida e nunca terá a doença novamente.
Quando sintomática, observa-se dores no corpo, enjoo, vômitos, pele e olhos amarelados. Estes sintomas podem aparecer algumas semanas após o contato com o vírus A e curam em cerca de 10 dias, mas podem durar até 3 ou 4 semanas. Em raras vezes, a hepatite A pode ser mais grave, comprometendo o fígado em poucos dias.