Segundo a tabela de alimentos da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), 100 g de uva moscatel possuem 9,5 g de frutose natural. Depois vem o caqui sem casca com 7,8 g de frutose. Na mesma quantidade, vem em seguida a lichia sem casca, com 7,6 g, e a pera com casca, com 7 g.
A recomendação geral, para adultos saudáveis é de 3 porções de frutas por dia. Algumas pessoas e/ou algumas dietas podem indicar um menor ou maior consumo de frutas, dependendo de algumas características e necessidades individuais. Isso equivale a: 1 colher (sopa) de abacate.
Ou seja, em uma dieta de 2 mil calorias, 400 delas deveriam ser provenientes da frutose, ou seja, 100 gramas de frutose por dia”, detalha Rodrigo.
A frutose é um importante carboidrato encontrado no organismo humano e na maioria das plantas, tendo sido isolada pela primeira vez em 1847 a partir da cana-de-açúcar1. Seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fonte de frutose.
Isso porque a frutose (por ser um tipo de açúcar) tende a levar ao aumento dos triglicerídeos - que, por sua vez, geram um maior acúmulo de gordura abdominal e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, vale destacar que são as células do fígado que processam a frutose.