A Toxicologia Ocupacional é muito importante para manter a saúde e segurança no trabalho. Afinal, o seu principal objetivo é prevenir que trabalhadores expostos a agentes químicos e tóxicos sofram alterações no organismo.
A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das sustâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou o meio ambiente.
Toxicologia é a ciência que estuda a natureza e o mecanismo das lesões tóxicas nos organismos vivos expostos aos venenos.
Significado de Veneno substantivo masculino Substância que mata seres vivos ou os torna doentes. Os venenos podem ser ingeridos, inalados, injetados ou absorvidos pela pele ou pelas membranas do corpo. O estudo dos venenos é denomidado toxicologia, e muitos venenos são chamados toxinas.
Toxicologia ambiental Incide sobre os impactos dos poluentes químicos no ambiente de organismos biológicos. ... A ecotoxicologia, uma área especializada da toxicologia ambiental, é voltada especificamente para o impacto das substâncias tóxicas na população de um ecossistema.
Os Ensaios de Ecotoxicidade consistem na determinação do potencial tóxico de um agente químico ou de uma mistura complexa, sendo os efeitos desses poluentes detectados através da resposta de organismos vivos. ... No Ensaio de Ecotoxicidade Crônica, o organismo aquático utilizado é o microcrustáceo Ceriodaphnia dubia.
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele. Falaremos agora sobre cada uma dessas vias de exposição das substâncias tóxicas.