A cavidade glenoidal ou glenóide é uma cavidade articular pouco profunda, localizada numa das extremidades da escápula, que permite movimentos amplos. Articula a escápula ao úmero.
O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).
Entre outras diferenciações físicas das demais articulações do ombro, a articulação glenoumeral é constituída por uma cabeça do úmero – osso do braço – e uma cavidade articular pouco profunda, a cavidade glenóide, localizada na lateral da escápula.
Fossa Mandibular (cavidade ou fossa glenóide)- articula-se com o côndilo da mandíbula formando a ATM (figura abaixo). Processo Estilóide - espinha aguda localizada na face inferior do osso temporal.
Protração é o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração. As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.
A articulação do tornozelo permite uma grande quantidade de movimentos (flexão plantar, dorsiflexão, supinação do pé e pronação do pé).