A hipoperfusão tecidual contribui para o desenvolvimento de disfunção celular, a qual pode progredir para disfunção de múltiplos órgãos e óbito. O objetivo principal da terapêutica nos estados de choque é o restabelecimento da DO2 aos tecidos, para adequar a demanda de oxigênio tecidual.
O tempo de enchimento capilar foi calculado através da pressão sobre o indicador direito do paciente por 15 segundos e então cronometrado o tempo de retorno à cor inicial.
Tempo de preenchimento capilar (TPC): é realizado através de uma compressão digital na gengiva do animal, a pressão realizada interrompe o fluxo capilar e deixa o local pálido, em animais com desidratação não aparente o retorno da coloração inicial se dá em até 2 segundos pela reperfusão sanguínea.
O PI é um valor numérico que indica a intensidade da pulsação no ponto no qual está posicionado o sensor. É um valor relativo que varia a segunda dos pacientes e a segunda da zona na qual está posicionado. Para valores superiores ao 4% a medição é atendível.
Definido como "o tempo necessário para que a cor da pele retorne à coloração basal na ponta do dedo após a aplicação da pressão de branqueamento", estima assim o fluxo sanguíneo capilar periférico.