William Bradford Shockley
Onde são usados os transistores? Os transistores podem atuar como amplificadores ou interruptores em circuitos eletrônicos. Seu uso mais comum está nos processadores de computador, nos quais são requeridos graças à sua capacidade de emular os bits por meio do aumento ou queda de tensão, de forma rápida e precisa.
Em dezembro de 1947 foi inventado o Transistor nos Laboratórios da Bell Telephone por William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain.
J. Ambrose Fleming
Shockley
O termo provém do inglês transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores. ... O primeiro dispositivo praticamente implementado foi um transistor de contato pontual inventado em 1947 pelos físicos estadunidenses John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley.
Fixe a ponta de prova preta em um dos terminais do transistor. Conecte a ponta de prova vermelha a cada um dos outros dois terminais. Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor NPN).
Passamos agora a identificar os terminais de coletor e emissor, já que conhecemos o terminal de base. Se o transistor for NPN, coloque a ponta de prova vermelha na base. Se for PNP, coloque a ponta de prova preta na base. A seguir, meça com a outra a ponta a resistência nos dois terminais restante, anotando os valores.
Os três terminais do transistor bipolar de junção são denominados base, coletor e emissor. O terminal da base é responsável por controlar o processo de condução, enquanto que o emissor e o coletor são os terminais de entrada e saída da corrente principal de condução.
As marcações vem na seguinte oredem: DIGITO, LETRA, NUMERO DE SERIE e SUFIXO. O digito é sempre um menos o número de terminais do transistor, deve ser lembrando que os numero 4 e 5 são reservados para optoaclopadores. A letra é sempre N e o numero de série varia de 100 a 9999.
Para verificar se o MOSFET ligou, teste os terminais entre Dreno e Source com um multímetro na posição de diodo, conforme a figura a seguir: Se a tensão for próxima de 0V indica que o transistor ligou, pois existe condução entre os terminais.
Se o transistor estiver com Drain e Source em curto, o multímetro acusará uma tensão muito baixa, perto de 0V. Se o multímetro acusar Drain e Source em curto, existe a possibilidade do transistor já estar ligado. Para tirar a dúvida, descarrege o Gate encostando o Gate no Source.
Os transistores MOSFETs são dispositivos controlados por tensão, pois um sinal positivo na porta de um transistor do canal N, cria um campo elétrico que atrai elétrons na região semicondutora, formando o canal de condução.
Os transistores de efeito de campo não são componentes novos. ... MOSFET é a abreviação de Metal-Oxide-Semiconductor Field Effect Transistor ou Transistor de Efeito de Campo de Óxido de Metal Semicondutor.
O transistor de efeito de campo (FET – Field Effect Transistor) funciona através de um campo elétrico em sua junção. Ele é bastante utilizado em amplificadores, como chave ou controle de corrente em uma carga, assim como o TBJ já apresentado aqui. O FET é encontrado em 2 tipos básicos, canal N e canal P.
O Transístor de Efeito de Campo, TEC (FET), é um dispositivo Semicondutor, construído com quatro terminais (Porta, Fonte, Dreno e Substrato), Figura 1. O TECI (MOSFET) pode operar em três modos diferentes: o Modo de Corte, o Modo de Tríodo e o Modo de Saturação, Figura 4. ...
O IGBT é um semicondutor de potência que alia as características de chaveamento dos transistores bipolares com a alta impedância dos MOSFETs apresentando baixa tensão de saturação e alta capacidade de corrente. ... Basicamente, o IGBT pode ser analisado também como um mosfet acionando um transistor bipolar.
Os componentes eletrônicos são essenciais para o funcionamento correto do circuito . São responsáveis por definir os níveis de corrente e tensão elétricas para que o circuito possa atingir um determinado objetivo.
Os componentes eletronicos são dispositivos elétricos capazes de transmitir a corrente elétrica através de um condutor ou semicondutor. Eles fazem parte da estrutura de qualquer circuito elétrico ou circuito eletrônico, desde o mais simples ao mais complexos, que estão interligados entre si.