Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Recebeu os títulos de Visconde de Albans e Barão de Verulam. Foi importante na formulação de teorias que fundamentaram a ciência moderna. É considerado o pai do método experimental.
Dessa maneira, o progresso do conhecimento significaria o progresso do homem, por isso sua famosa frase: “Saber é poder”. O pensamento de Bacon foi fundamental para combater a superstição em sua época.
Francis Bacon acreditava que saber é poder, poder sobretudo de dominar ou transformar a natureza em benefício da humanidade. Para tanto, o raciocínio indutivo não basta: é preciso conjugá-lo com observações empíricas, experimentos, experiências.
Resposta: Razão instrumental é um termo usado por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica, para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados.
Para combater os erros provocados pelos ídolos, Francis Bacon propôs o método indutivo de investigação, que cumpriria algumas etapas consecutivas, como é o caso da alternativa: A) Observação da natureza, organização racional, explicações gerais (hipóteses) e experimentações.
Bacon criou um modelo de investigação através do método da indução, o qual estava baseado na observação precisa e minuciosa dos fenômenos naturais. Com o intuito de combater os erros provocados pelas crenças nos “ídolos”, Bacon propõe o método indutivo.
Essa noção de Bacon também acabou se tornando básica e fundamental nos estudos científicos em geral, e costuma ser compreendida como uma necessidade de neutralidade do estudioso: ele deve se manter neutro diante daquilo que está estudando, não deve colocar nada de si mesmo nesse estudo que possa distorcer a observação ...
Bacon é considerado o pai do empirismo moderno por ter formulado os fundamentos dos métodos de análise e pesquisa da ciência moderna. Para ele a verdadeira ciência é a ciência das causas e seu método é conhecido como racionalista experimental.
Entende-se por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
Por fim, o método é crucial pois analisa, interpreta, busca soluções e desenvolve possíveis objetos que irão ocasionar um aprofundamento sobre o tema, ou seja, o conhecimento científico é objetivo.
Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..