Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição tem de ser convertida em RNA mensageiro através de um mecanismo designado por processamento de RNA. Este processo consiste em dois passos: modificação das extremidades e excisão de intrões. Cada extremidade do transcrito primário, ou pré-mRNA, vai ser alterada.
Replicação, transcrição e tradução são processos que ocorrem com os ácidos nucléicos e que são essenciais para o funcionamento das nossas células. ... Então, toda vez que a célula duplica seu DNA, ela começa no mesmo local. Cada fita de DNA servirá como molde para a síntese de uma nova fita de DNA.
O splicing pode ocorrer durante e/ou após a transcrição do pré-mRNA. Quando este está completamente processado, o m RNA é exportado para o citoplasma para ser traduzido. Ou seja, o Splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional.
O processo de transcrição, com algumas semelhanças à replicação do DNA, ocorre em três etapas: iniciação, alongamento e terminação das cadeias polinucleotídicas de RNA sintetizado. A transcrição inicia-se com a abertura e separação de uma pequena porção das duas cadeias de DNA.
Na transcrição a informação é transcrita, ou seja, é copiada, onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de mRNAs. Já na replicação ocorre duplicação de uma molécula de DNA.
A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase. ... Na replicação, a molécula de DNA será duplicada. As duas moléculas formadas serão constituídas por uma fita que pertencia à molécula original e uma fita recentemente sintetizada.
A replicação do DNA se inicia com a quebra das ligações de hidrogênio que une as bases nitrogenadas do DNA. ... A transcrição ocorre quando um RNA se forma a partir do DNA. Portanto, a enzima responsável pela transcrição se chama RNA Polimerase, que a partir de uma das fitas de DNA consegue elaborar a fita de RNA.
Quanto à replicação, a principal diferença entre procariotos e eucariotos está na origem de replicação, que nos cromossomos circulares procariotos é único do qual partem duas forquilhas que formam uma única bolha de replicação que avança em ambos os sentidos até se encontrarem no lado contrário, formando duas moléculas ...
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
A tradução ocorre no citoplasma e consiste na leitura do RNAm. As proteínas são substâncias formadas pela união de aminoácidos e possuem função estrutural, além de formarem enzimas que controlam as mais diversas atividades no organismo.
A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA. Na verdade não é só uma enzima que participa da replicação, é um grupo de enzimas.
O enzima responsavél pela separação da fita do DNA é a helicase é uma enzima que promove a abertura da hélice deDNA, separando-o em duas fitas simples para que possa sofrer replicação. por esses motivos ela separa as duas fitas.
Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a transformar genes específicos em "ligados" ou "desligados" através da conexão a um DNA próximo. Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene. Os repressores reduzem a transcrição.
A principal enzima envolvida na transcrição é a RNA polimerase, que usa um modelo de DNA de fita simples, para sintetizar uma fita complementar de RNA. Especificamente, a RNA polimerase constrói uma fita de RNA na direção de 5' para 3' , adicionando cada novo nucleotídeos à extremidade 3' do filamento.
O método de sequenciamento de Sanger Nesse procedimento, uma molécula de DNA cuja sequência deve ser determinada é convertida em fitas simples que são utilizadas como molde para sintetizar uma série de fitas complementares. Cada uma dessas fitas termina aleatoriamente em um nucleotídeo específico diferente.
Se uma fita de DNA for , por exemplo , AAACGTATC , a fita complementar será TTTGCATAG . Veja que timina T liga-se à Adenina A , etc . Para passar para RNA basta substituir a Timina pela Uracila . A fita de DNA AAACGTATC terá a fita de RNA como UUUGCAUAG .
DNA helicase
Durante a replicação do DNA, uma nova fita (fita líder) é feita como uma peça contínua. A outra (fita tardia) é feita em pequenas partes. A replicação do DNA requer outras enzimas além da DNA polimerase, incluindo DNA primase, DNA helicase, DNA ligase, e topoisomerase.
DNA Helicase : A função da DNA helicase é reconhecer a origem de replicação e desenrolar a dupla-hélice de DNA, na forquilha de replicação. ... São também essenciais na reparação e recombinação de DNA. DNA polimerase : enzima que catalisa a formação de cadeias de DNA usando as cadeias separadas como molde.
No processo de replicação do DNA várias enzimas estão envolvidas, como a DNA-polimerase, helicases, proteínas SSB, ligases, topoisomerases e primase. As helicases são enzimas com função de quebrar as pontes de hidrogênio entre as bases, para que as duas fitas de DNA se separem.
O DNA é capaz de se duplicar em um processo chamado de replicação. Durante esse processo a molécula de DNA se abre e em cada fita vai sendo sintetizada uma fita nova. No final do processo duas moléculas novas de DNA são formadas cada uma com uma fita nova e um fita velha. ... O DNA também é capaz de realizar a transcrição.