O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico que garante a circulação da água pelo meio físico e pelos seres vivos, garantindo o movimento contínuo dessa substância. ... Trata-se, portanto, de um importante ciclo biogeoquímico que faz com que esse indispensável recurso natural esteja constantemente no ambiente.
Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
Resposta. Resposta: pavimentação perto de nascentes de água, mineração, agropecuária, desvio de rios pra produção de hidroelétricas ou outras coisas, poluição, desmatamento, queimadas, retirada de matas auxiliares,etc.
Os fatores que impulsionam o ciclo hidrológico são a energia térmica solar, a força dos ventos, que transportam vapor d'água para os continentes, a força da gravidade responsável pelos fenômenos da precipitação, da infiltração e deslocamento das massas de água.
Por fim, as atividades humanas podem alterar o funcionamento do Ciclo Hidrológico principalmente por meio do desmatamento de áreas verdes (o que causa variações climáticas) e poluição industrial (contribui para o aparecimento das chuvas ácidas).
A água pode passar sofrer várias transformações de estado, passando do estado sólido para o líquido e depois para o gasoso, ou então do gasoso para o liquido e depois para o sólido ou diretamente para o sólido. Todas essas transformações físicas possuem um nome, como segue: ... Líquido ⇒ Gasoso: Vaporização.
Para que uma substância passe de uma fase para outra dois fatores são determinantes: a temperatura e a pressão. A temperatura tem grande influência no estado físico das substâncias. Quando não há variação na pressão, podemos falar em ponto fixos de fusão (ou solidificação) e de ebulição(ou condensação).
A temperatura influencia diretamente no estado físico de uma substância pelo fato de que atua modificando o grau de agitação das moléculas constituintes. Como sabemos, a temperatura modifica o grau de agitação das moléculas, sendo assim, quanto maior a temperatura maior a distancia entre as moléculas adjacentes.
Dois fatores determinam a fase em que as substâncias se encontram, são eles: a temperatura e a pressão. Por exemplo: o ferro em condições ambientes se encontra no estado sólido, mas se a sua temperatura for suficientemente elevada, essa substância poderá passar para o estado líquido.