A corrida espacial aconteceu entre 1957 e 1975 sendo um dos capítulos da Guerra Fria. Nela, americanos e soviéticos disputavam a hegemonia na exploração espacial. ... A corrida espacial foi responsável por mobilizar altas quantias de dinheiro com o intuito de promover a exploração do espaço.
Segundos relatos da inteligência estadunidense, os soviéticos tinham em seus planos bélicos a criação de uma base submarina composta por submarinos dos tipos tufão (ou Typhoon, como eram chamados em inglês) e DELTA IV, ambos carregados com mísseis balísticos com ogivas nucleares.
Com intuito de proteger os territórios de suas influências e alcançar novas áreas para dispersar suas ideologias, as duas maiores superpotências (Estados Unidos e União das Repúblicas Soviéticas Socialistas) partiram para um crescimento militar de grandes precedentes, desencadeando a corrida armamentista.
O Plano Marshall foi um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, que foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados a ele da Europa, nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
O Plano Marshall, desenvolvido pelo general estadunidense George C. Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – o que passou a ser feito a partir de 1947.
Para Marshall, o comunismo era uma ameaça à estabilidade econômica e política dos europeus. ... Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética criou o Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon). Por meio dele, era garantido auxílio na reconstrução de países do Leste Europeu, assim como na sua unificação.
O Cominform, também conhecido como Comunismo Internacional Revolucionário, instituído em 1947, tinha por objetivo a coordenação das ações dos países ditos comunistas do Leste Europeu.
O Plano Marshall, Foi o principal plano dos Estados Unidos com o objetivo de reconstruir os países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O COMECON foi fundado em 1949, e visava a integração econômica das nações do Leste Europeu.
o plano marshall foi um plano econômico criado pelos EUA para ajudar os países aliados que estavam sofrendo economicamente por causa da guerra, nesse plano era emprestado dinheiro aos paises aliados e o juros era baixo. o plano comecon foi uma retribuição da urss ao plano marshall, então ele funciona da mesma forma ...
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi uma estratégia desenvolvida durante o Plano Marshall. Ela configurou uma aliança militar, criada com o objetivo de integrar e consolidar militarmente a estrutura dos estados europeus financiados pelo plano, protegendo-os contra ataques exteriores.
Conselho para Assistência Econômica Mútua (COMECON) foi um bloco econômico que foi fundado em 1949, cujo países membros são: União Soviética, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Polônia, Bulgária, Hungria e Romênia. ... O principal objetivo do bloco Comecon é a integração do regime socialista no leste europeu.
O aparecimento do COMECON surgiu no contexto europeu após o final da Segunda Guerra Mundial, do qual resultou a destruição de parte do continente Europeu e surgindo como a resposta soviética ao plano edificado pelos Estados Unidos, o Plano Marshall, que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental.
COMECON é a sigla correspondente a Conselho para Assistência Econômica Mútua, uma organização internacional fundada em 1949. Posteriormente, outras nações juntaram-se à organização: Mongólia (1962), Cuba (1972) e Vietnã (1978). ...
Ao Criar o COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua), a URSS pretendia restabelecer economicamente as Repúblicas Socialistas Soviéticas do Leste Europeu, que haviam sido devastadas pela Segunda Guerra, aproximá-las politicamente de Moscou e reforçar o sistema socialista.
25 de janeiro de 1949, Moscovo, Rússia