Algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno são:
Veja alimentos que ajudam estimular a produção de leite materno
O colostro é o primeiro leite que a mulher produz para amamentar o bebê durante os primeiros 2 a 4 dias depois do parto. Este leite materno fica acumulado nas células alveolares dos seios nos últimos meses da gestação, sendo caracterizado por uma cor amarela, além de ser calórico e nutritivo.
Isso porque é absolutamente normal as mulheres observarem um fluido que se acumula na roupa íntima, de cor clara, sem odor ruim e que varia na quantidade ao longo do ciclo menstrual.
Normalmente, a causa da secreção no mamilo não é câncer. Se a secreção vier de ambas as mamas ou a partir de vários dutos de leite e não for sanguinolenta ou rosa, a causa geralmente será um distúrbio hormonal não canceroso.
Produzir leite sem estar gestante pode acontecer. Se não estiver grávida ou amamentando e apresentar galactorreia (secreção mamária de leite), é fundamental que se faça a dosagem do hormônio denominado prolactina. O normal é a mulher ter este hormônio entre 3ng/ml e 23 ng/ml.
O mamilo é um órgão secretor, ou seja, a secreção mamária é natural e acontece com todas as mulheres sem que seja percebida. Os ductos secretam um líquido para retirar as células velhas. Funciona como uma espécie de “autolimpeza”.
Um remédio natural para aumentar a produção de leite materno é a Silimarina, que é uma substância extraída da planta medicinal Cardo Mariano. O pó de Silimarina é muito simples de tomar, bastando misturar o pó na água.
Motivos para uma baixa produção de leite materno Uma perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou a retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do seu leite (que geralmente acontece cerca de três dias após o parto).
Nas primeiras quatro a seis semanas após o bebê nascer, seus níveis do hormônio prolactina, que produz o leite, aumentam sempre que ele é retirado do seu peito. Nas semanas iniciais, seus seios começam a entender a quantidade de leite necessária para o bebê e quanto devem produzir por hora.
O melhor remédio para retornar a produção do leite é manter o estímulo, ou seja, a sucção do bebê. Junto a isso é importante a mulher manter dieta balanceada e hidratação. Existem medicamentos que podem auxiliar essa amamentação, porem devem ser prescritos após a consulta e os exames.
Como Saber se o Leite Materno Está Sustentando o Bebê?