É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais.
Resposta. Visto que, filosofia significa, amor a sabedoria, amor ao saber. Filosofamos só de querer saber, curiosos são filósofos, por exemplo. "Penso, logo existo", sempre que duvidamos e queremos saber a verdade, estamos filosofando.
Quando acontece algo inexplicável, surpreendente ou raro conosco ocorre uma situação estranha, o espanto. Costuma-se dizer que estamos espantados quando um acontecimento nos causa certo impacto emocional ou uma situação de estranheza.
O grande filósofo grego Aristóteles, afirmava que o filosofar garante que o homem possa refletir sobre si mesmo e sobre a vida. ... Isso porque o próprio plano de se negar a filosofia é, já, um plano mal-sucedido, na medida em que exige uma reflexão a respeito dela e das consequências de seu abandono.
O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza?
Nesta perspectiva, o pensar filosófico - que é trabalhado pelo filósofo - busca a reflexão sobre o homem e os fenômenos presentes na natureza. Em outras palavras, podemos observar que o pensar filosófico nos ajuda a buscar respostas sobre a nossa própria existência.
O mundo sem a filosofia teria uma total diferença de configuração pelo fato de que não se existiria a razão. Assim sendo, por meio da inserção da razão pode - se despertar o pensamento crítico e sensorial humano.
Ou seja, a única realidade que existe é a mudança. O “Lógos”, para a filosofia heraclitiana, é o princípio de inteligibilidade, é a razão, o princípio maior da unificação, é mudança e contradição que se harmonizam. ... Tudo que existe está em processo de mudança.
A filosofia foi a primeira ciência da humanidade, ela surgiu na Grécia pq os gregos começaram a questionar o mundo, portanto, pode mudar a vida das pessoas pois faz com que nós comecemos a pensar, refletir sobre o que é certo ou errado, e não apenas aceitar tudo o que ouvimos e lêmos, ela nos dá senso crítico.