O caminho para você se tornar um delegado(a) é ser aprovado em concurso público o qual exigirá um diploma de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino brasileira ou revalidado quando diploma do exterior, e comprovação de 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial.
Nos concursos para Delegado de Polícia, 5 matérias são de estudo obrigatório: Direito Penal, Legislação Penal Extravagante, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Lembrando que dentro da matéria de Legislação Penal Extravagante, algumas provas chegam a cobrar 20 leis.
Prova objetiva: A prova objetiva, que integra a primeira fase do concurso, tem caráter eliminatório e compreende 100 (cem) questões de múltipla escolha com cinco alternativas, divididas em seis disciplinas e totalizando 600 pontos (100 por disciplina). A duração máxima da prova foi de 5 horas.
Como são as provas do concurso de Polícia Civil
Área Policial
De acordo com o último edital, a remuneração inicial ofertada para o cargo de Delegado de Polícia foi constituída de vencimento básico no valor de R$ 4.
De acordo com o documento, os salários iniciais eram de: Escrivão de Polícia Civil – R$ 3.