O transistor é um dispositivo feito de material semicondutor que é largamente utilizado em circuitos eletrônicos e em chips de computador. Transistor é um dispositivo semicondutor, geralmente feito de silício ou germânio, usado para amplificar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica em circuitos eletrônicos.
Lembramos que o 2N3055 tem dissipação de 115 W e o TIP3055 uma dissipação de 90 W. O transistor 2N3055 é do tipo NPN de alta potência, sendo encontrado em invólucro metálico TO-3 com a pinagem mostrada na figura 1. Características Elétricas: * Frequência de transição.......... 1 MHz (min.)
hFE é uma abreviação e significa " Ganho de corrente direta de parâmetro híbrido , emissor comum " e é uma medida do ganho DC de um transistor de junção. Assim, em um multímetro, indica um modo em que o medidor pode medir (provavelmente de forma grosseira), o HFE de um transistor. ... Esta é a amplificação DC ou beta beta.
A prova de funcionamento é simples: encostando a garra preta na vermelha em qualquer posição de teste (NPN ou PNP) a lâmpada deve acender com máximo brilho. * A lâmpada deve acender numa posição e não na outra para um diodo bom. Se acender nas duas o diodo está em curto e se não acender em nenhuma o diodo está aberto.
Para testar o transistor, primeiro polarize a junção base-coletor, colocando o terminal positivo do multímetro na base e o negativo no coletor. Para um transistor bom, o visor deve mostrar a tensão de condução da junção, entre 0,4 e 1,2V, conforme já informado.
Utilize uma fonte de tensão independente, certifique-se se a bobina é protegida por diodo, confira se a fonte indicada está ligada com a polaridade adequada. Ao energizá-la emitirá um pequeno barulho, um “estalo”. Em seguida, utilize o multímetro para testar as resistências dos contatos.
Para testar, desligue momentaneamente o cabo do eletrodo de referência (Er). O led "Seg" apaga (quando presente) e o led “Bomba”acende, caso contrário, repita o procedimento. Para o bom desempenho do sistema, recomendamos limpar os eletrodos periodicamente.
O relé pode estar queimado Na verdade, se essa peça estiver com problema, a geladeira não irá nem ligar, pois se trata de um interruptor eletromecânico totalmente necessário. O relé queimado é um problema simples, é só substituir por um novo. Mas lembre-se de comprar uma peça com voltagem compatível com o eletro.
O relé tem como função dar a partida no compressor, ligando e desligando o enrolamento auxiliar. ... Agora que o enrolamento auxiliar está energizado, o compressor começa a funcionar e a intensidade de corrente (amperagem) volta ao normal, desligando o enrolamento auxiliar (A).