A fatoração numérica corresponde à decomposição de um número em fatores primos, para isso é necessário obedecer a uma sequência. O número a ser fatorado deverá ocupar a coluna da esquerda e a coluna da direita será preenchida com os fatores primos.
Para fatorar, devemos calcular a raiz quadrada dos dois termos. Depois, escrever o produto da soma dos valores encontrados pela diferença desses valores. Fatorar o binômio 9x2 - 25.
Fatorar um número é decompô-lo em produto de fatores primos. Para isso, divide-se o número entre seus divisores primos tantas vezes quantas forem necessárias, até obter como quociente a unidade. Começa-se dividindo por 2, depois por 3, por 5, por 7, por 11, e assim por diante.
De maneira geral, ao fatorar um polinômio, colocamos em evidência o máximo divisor comum (MDC) de seus termos e, em seguida, dividimos cada termo por esse MDC....Exemplos:
Entretanto, o matemático francês Pierre de Fermat (1601-1665) desenvolveu um método muito eficaz para a fatoração de números que possuem um fator próximo à sua raiz quadrada. Este método ficou conhecido por Fatoração por Fermat.
A fatoração foi inventada na Europa nos séculos XVI e XVII, Nessa época, diante das múltiplas possibilidades de resolução que ela apresentava, matemáticos se apostaram do conhecimento que ela apresentava. A fatoração está diretamente ligada à álgebra, a qual nasceu dos matemáticos árabes no século IX.
Simplificação de equações matemáticas O cálculo da fatoração é utilizado na simplificação das equações e das expressões algébricas. Em outras palavras, foi criada para transformar a soma e a subtração de uma equação em fatores.
Quando colocamos a em evidência devemos dividir a e ab (os monômios) por a (termo comum), assim: a : a = 1, pois todo número (ou letra) dividido por ele mesmo é igual a 1. ab : a = b, pois a : a = 1, então ficaria 1b que é o mesmo que b.
O polinômio x² + 2x possui forma fatorada, veja: x² + 2x .: podemos dizer que o monômio x é comum a todos os termos, então vamos colocá-lo em evidência e dividir cada termo do polinômio x² + 2x por x. Concluímos que x (x + 2) é a forma fatorada do polinômio x² + 2x.
Colocar um fator comum em evidência nada mais é que o destacar e colocá-lo multiplicando o quociente, entre parênteses, dos termos que o possuem divididos por este fator.
seja um trinômio perfeito, devemos adicionar à expressão o número 36. Assim, ele satisfará o produto notável (x + 6)² = x² + 12x + 36.
Qual termo completa a expressão 9y6 ____ + 64 de modo que ela seja um trinomio quadrado perfeito. (A) 24y3.
Qual número falta no polinômio abaixo para que seja um trinômio quadrado perfeito x² +4x? a) 2.
Resposta. Resposta: Quadrado da soma e da ⇔ indicada de dois números.
Verifique se os polinômios são trinômios quadrados perfeitos: (COM AS CONTAS) Exemplo: a²+ 2ab+ b²= (a+b)² a-) x²+12x+64. b-) a²x²+2ax+1. c-) a²- 22a+121.