O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital. Também pode ser chamado de eixo crânio-sacral. O eixo transversal: É formado pelo encontro do plano transversal com o plano coronal. Também pode ser chamado de látero-lateral.
O eixo longitudinal presente no plano frontal que vai da cabeça aos pés e o eixo latero-lateral ou transversal que vai do centro do corpo a lateral, ou seja, é o eixo que vai de um lado a outro do corpo.
São linhas também imaginárias traçadas no indivíduo dentro do sólido geométrico. São sempre perpendiculares ao plano. Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior). ...
Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal. Para relembrar abdome a coluna. Eixo longitudinal ou crânio caudal ele liga o crânio aos pés.
As articulações fibrosas e cartilaginosas tem um mínimo grau de mobilidade. Assim, a verdadeira mobilidade articular é dada pelas articulações sinoviais. Estes movimentos ocorrem, obrigatoriamente, em torno de um eixo, denominado eixo de movimento.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.