A cana foi picada em picadeira estacionária, proporcionando tamanhos de partícula de aproximadamente 8 mm. Preparou-se a mistura da cal hidratada e cal virgem com água para os amontoados de 15 kg de cana-de-açúcar, mantendo-se as proporções de 0,5 kg de cal: 2 litros de água: 100 kg de cana, respectivamente.
O mesmo é notado agora, com o uso da cal virgem para tratamento hidrolítico da cana-de-açúcar. O uso de cal virgem na cana é um exemplo claro de tecnologia que surge e se propaga entre os produtores anteriormente à vinda de evidências científicas da pesquisa.
Para preservar a cana adequada para oferecer ao animal, sem proporcionar prejuízos à saúde e potencializar o peso, adicione 1% de cal hidratada para cada 100 quilos de cana. Essa quantidade significa 1 quilo de cal hidratada para cada 100 quilos de cana. A cal deve ser inserida aos poucos e misturada de forma completa.
A cana é picada é então distribuída finamente (5 a 10 cm) em área de piso revestido (asfalto, concreto ou tijolo), coberta ou não. Evitar sempre que possível o uso de pisos sem revestimento pela possibilidade de contaminação com terra e patógenos e de galpões fechados que dificultem a ventilação e a insolação.
Recomenda-se guardar os sacos com a boca lacrada virada para baixo e fazer o empilhamento dos mesmos para ajudar ainda mais na compactação do material.
Para que a silagem feita sem o auxílio de máquinas fique bem compactada, primeiro forre com saco plástico o interior de um latão que tenha a abertura compatível com a do silo tipo bag. Em seguida, à medida que a forragem for sendo colocada no recipiente, pisoteie para que a compactação ocorra de forma eficiente.
R$ 1,99 un.
Fórmula 2
O Sal Proteinado também é denominado de Misturas Múltiplas. Também são chamados de Suplementos Proteinados. O objetivo de se fornecer a Mistura Múltipla é fornecer nitrogênio solúvel no rúmen para o crescimento das bactérias celulolíticas, aumentando a digestibilidade da fibra e o aporte de energia para o animal.