Também conhecido por: Teste ergométrico convencional - 3 ou mais derivações simultâneas (inclui ecg basal convencional). O teste ergométrico convencional com 3 ou mais derivações simultâneas é um exame que serve para avaliar possíveis obstruções nos vasos sanguíneos que nutrem os músculos do coração.
O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.
A principal diferença entre eletrocardiograma e ecocardiograma é que o eletrocardiograma é um exame focado e registrar as variações dos potenciais elétricos produzidos pela atividade elétrica do coração, enquanto que o ecocardiograma examina a estrutura e o funcionamento do coração através de ultrassonografia.
O ecocardiograma é indicado para avaliação de pacientes que têm sintomas sugestivos de doenças cardíacas, ou seja, aqueles que apresentem episódios frequentes de síncope, dificuldade para respirar, dor torácica de repetição, e sensação de palpitação.