substantivo masculino Cavalo comum, reles; rocim. ... A palavra rocinante deriva do espanhol rocinante, nome do cavalo de Dom Quixote de la Mancha, personagem criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes.
Rocinante era o famoso cavalo de Dom Quixote de La Mancha, personagem do romance de Miguel de Cervantes. Vem de Rocim, que significa Pileca, cavalo fraco e pequeno. Sofreu muito durante as aventuras de Dom Quixote de La Mancha.
Rocinante
Dulcinéia del Toboso
Um moinho de vento, em sentido restrito, é um moinho que usa as hélices como elemento de captação e conversão da energia eólica para outro tipo de energia apropriada para movimentar outros mecanismos. É essa a utilização tradicional da energia do vento em terra.
Um moinho é uma máquina que aproveita a energia do vento ou da água. Os moinhos podem ser usados para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica. Moinhos de vento em La Mancha, na Espanha. ... Eles eram utilizados na moagem de grãos.
Durante o período feudal os moinhos pertenciam aos senhores, e só podiam ser utilizados por servos ou camponeses mediante o pagamento de uma taxa abusiva. Além disso, os moinhos eram tidos como lugares de encontros e de prostituição, conhecidos como “taverna banal”.
Os primeiros moinhos surgiram com a procura do homem em moer grãos para produção de farinha, irrigar plantações e moer vegetais para extração dos sucos de forma mais prática. Cerca de 2 mil anos a.C. já existiam moinhos movidos a vento na China, utilizados também para irrigar a plantação.
William Kamkwamba
1582