O protocolo para Cirurgia Segura deverá ser aplicado em todos os locais dos estabelecimentos de saúde em que sejam realizados procedimentos, quer terapêuticos, quer diagnósticos, que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios, dentro ou fora de centro cirúrgico, por qualquer ...
É um protocolo que envolve medidas a serem adotadas para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer antes, durante e após as cirurgias. OBJETIVOS DE CIRURGIA SEGURA: O QUE É CIRURGIA SEGURA: ❖ A equipe evitará o risco de reação adversa a medicamentos ou reação alérgica sabidamente de risco ao paciente.
O checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: Entrada (antes da indução anestésica), Time Out ou Pausa (antes da incisão) e Saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Seus elementos podem ser adequados às necessidades e realidade de cada instituição.
A posição de Trendelenburg é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os membros inferiores são elevados. ... Ela recebe esse nome em homenagem ao cirurgião alemão Friedrich Trendelenburg (1844-1924) que a descreveu.
2- POSIÇÃO DE TRENDELENBURG OU TRENDELENBURG MODIFICADA Esta posição as vezes pode interferir na respiração porque o peso adicional dos órgãos internos comprime o diafragma, o que pode ocasionar em dificuldades respiratórias.
Segurando a pelve firmemente contra a mesa de exame, o joelho testado é empurrado em direção à mesa, realizando, portanto, rotação externa e abdução da coxa na articulação do quadril. Se houver dor, o teste é considerado positivo.
Vejamos algumas posições e sua finalidade: