Quando o cristalino se torna opaco, a luz encontra dificuldades para transpor o sistema óptico dos olhos. Neste caso, a visão embaçada é um sintoma da catarata. Essa é uma condição típica em pessoas que já passaram dos 40 anos, apesar de poder se desenvolver ao longo de toda a vida.
Ao acordar pela manhã, com a vista embaçada, o ideal é esperar que ela volte ao normal no decorrer das horas. Porém, se a visão persistir a permanecer nesta situação por um longo período no dia, é importante se dirigir até seu médico oftalmologista.
Sinais são parecidos aos de crise de pressão baixa, que se resolve com sal. Sentir tontura, fraqueza, coração acelerando e a visão embaçada, muitas vezes, pode significar queda de pressão. Por isso, algumas pessoas logo recorrem ao sal para aliviar a crise, mas logo percebem que não adianta.
O que desencadeia o escurecimento da visão quando uma pessoa se levanta rapidamente? Quando a pessoa levando muito rápido pode ter uma pequena alteração da pressão sanguínea, conhecida como hipotensão postural. Isso pode causar sensação de tontura ou de escurecimento da visão.
Ela acontece pois os vasos que irrigam a retina se deterioram e tornam-se permeáveis. Com o tempo, o sangue extravasa os vasos e capilares, formando um edema. A pessoa começa a experimentar a visão turva, e esta condição pode progredir até que ocorra a perda parcial ou total da visão.
A dificuldade de ver de perto (hipermetropia), em particular, força os olhos causando dores de cabeça. Frequentemente isso ocorre após a leitura ou uso contínuo do computador, isso porque é muito cansativo para pessoas hipermétropes manterem as imagens em foco nítido.