Arquêntero ou intestino primitivo é a cavidade da gástrula nos embriões de animais. ... O arquêntero possui uma abertura para o meio externo que é chamada de blastóporo, e em alguns grupos, chamados protostômios, irá originar a boca, enquanto que em outros, chamados deuterostômios, originará o ânus.
Cavidade que se forma durante a fase de gastrulação do desenvolvimento embrionário de muitos animais, comunicando com o exterior através do blastóporo. Por exemplo, durante a gastrulação do ouriço-do-mar ocorre uma invaginação a partir da base da larva constituída pelos macrómeros vegetativos.
Mesoderma. É o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma. A mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.
Localiza-se entre os outros dois folhetos, a endoderme e a ectoderme e, através de multiplicação e diferenciação celular, a mesoderme dá origem, por exemplo, ao esqueleto, músculos, sistema circulatório, excretor e reprodutor. ...
A partir da mesoderme, por multiplicação e diferenciação celular, originam-se, por exemplo, o esqueleto, os músculos, e os sistemas circulatório, excretor e reprodutor.
(ALFENAS – MG) São derivados do folheto embrionário mesoderma: a) epitélios do trato digestório, fígado e pâncreas; ... d) tecido nervoso, glândulas mamárias e epitélio bucal; e) tecido ósseo, sangue e tecidos conjuntivos.
A mesoderme é um folheto embrionário que se forma na terceira semana de gestação, após a gastrulação, durante a neurulação no embrião dos animais triploblásticos, como os vertebrados. Situado entre a endoderme e a ectoderme, envolve uma cavidade com líquido chamada celoma que forma parte do sistema digestivo.
Neurulação é a formação do tubo neural a partir do ectoderma do embrião. Daqui resulta a gastrulação em todos os vertebrados. De um modo simplificado, pode dizer-se que a ectoderme dá origem a pele e o sistema nervoso, o endoderme para os órgãos intestinais, e a mesoderme para o resto dos órgãos. ...
Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Eles são os primórdios de todos os tecidos e órgãos.
No fim da terceira semana, as pregas neurais começam a aproximar-se e a se fundir, formando o tubo neural, primórdio do SNC. ... Concomitante a esse processo, as células da crista neural migram e formam uma massa entre o ectoderma e o tubo neural, a crista neural.
A endoderme é o folheto embrionário mais interno da gástrula. É este folheto que forma o arquêntero – cavidade embrionária primitiva que dará origem ao sistema digestório.
O período de organogênese ocorre da quarta à oitava semana do desenvolvimento embrionário. Ao final da oitava semana, o funcionamento da maioria dos principais sistemas de órgãos é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular.
Esse crescimento diferencial faz com que o embrião sofra dois dobramentos em sentidos distintos, isto é, há um dobramento no plano mediano e um dobramento no plano horizontal.
EMBRIOLOGIA: O desenvolvimento do sistema digestório começa no início da quarta semana com a formação do intestino primitivo, que se encontra fechado cranialmente pela membrana bucofaríngea e caudalmente pela cloaca.