Agentes de contraste radiopacos ou positivos aumentam a capacidade de absorção de radiação ionizante. Já os radiotransparentes ou negativos diminuem essa capacidade. O bário é um meio de contraste positivo, enquanto o ar é negativo.
Nefropatia induzida por contraste (NIC) é a condição na qual um comprometimento da função renal ocorre após o uso endovenoso de meio de contraste, na ausência de qualquer outra etiologia alternativa. É a terceira causa mais freqüente de insuficiência renal em pacientes hospitalizados, com uma incidência média de 10,2%.
A nefropatia é um termo médico largo usado para denotar a doença ou o dano do rim, que pode eventualmente conduzir à insuficiência renal.
Fatores de risco de nefropatia por contraste
A importância do exame de creatinina para a tomografia Quando os mesmo não estão saudáveis, (no caso de pacientes com doenças renais), pode ser prejudicial a eles, causando acentuação dessa disfunção renal.
Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Após a ressonância magnética, a substância chega ao sistema urinário, sendo eliminada em até 24 horas. O contraste à base de gadolínio é expelido pela urina do paciente.