a) por meio do Vestibular Cederj, que acontece duas vezes por ano. b) Usando a nota obtida no último ENEM realizado – Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, no ato da inscrição, o candidato deve expressar a sua vontade informando o número da sua inscrição no ENEM.
Pré-vestibular Cederj É um curso totalmente gratuito que oferece preparo, orientação e motivação aos estudantes de baixa renda que querem cursar o Ensino Superior. São abertos dois processos seletivos por ano para os concluintes ou egressos do ensino médio.
Cálculo das notas: Seja N1 a nota da disciplina cursada no primeiro bimestre, onde N1=0.
maior que 50% e igual a ou menor que 60% — aprovado — conceito C — 10 pontos; maior que 60% e igual a ou menor que 70% — aprovado — conceito B — 15 pontos; maior que 70% — aprovado — conceito A — 20 pontos.
O número de acertos equivale a conceitos na prova da Uerj (A - 20 pontos, B - 15 pontos, C - 10 pontos e E - 5 pontos). O exame discursivo vale 80 pontos, divididos em Português Instrumental com Redação (20 pontos) e duas disciplinas específicas, dependendo do curso escolhido pelo candidato.
Confira, abaixo, as matérias que mais caem no vestibular UERJ:
Provas
A redação do Enem é formada por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na estrutura de dissertação argumentativa.
Não é uma redação estilo ENEM. “Olho por olho, dente por dente”, eis uma frase bíblica que não poderia melhor ilustrar a sociedade atual; a legitimidade da vingança vem ganhando força na contemporaneidade. ...
Art. 345. Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite: Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência.
Um dos problemas de fazer justiça com a próprias mãos é que, embora ela possa satisfazer a cólera imediata de quem lincha, a longo prazo ela gera resultados piores para a sociedade e, como consequência, para os próprios agressores.
A prática da justiça com as próprias mãos se deve ao enfraquecimento da organização social. No Brasil, colecionam-se ações de justiceiros diante da falta de credibilidade no papel do Estado.
Para o filósofo, a justiça pode ser feita de 3 maneiras diferentes: por meio do respeito ao direito individual, por meio do bem estar ao maior número de pessoas possível ou por meio do que a comunidade enxerga como mais virtuoso ou mais moral.
Justiça é uma distribuição proporcional; essencialmente humana, e sem excessos. Se é justo em relação ao próximo. Neste prisma, Michael Sandel compartilha uma abordagem de bem comum: a solidariedade como uma virtude virtude cívica.